Tempo de primavera até quarta-feira

Fotografia | Carla Freitas

A chuva ameaçou mais o sol já voltou com temperaturas a gosto com o sol a fazer-se sentir em todo o país, a fazer lembrar a primavera. O cenário de seca severa ou extrema em mais de 90% do território, vai continuar pelo menos até quarta-feira.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para temperaturas máximas entre os 15 e os 23 graus e as mínimas entre um grau e os 10 nesta segunda-feira. Terça-feira é o dia onde se registarão temperaturas ainda mais quentes, a aproximar-se mesmo dos 30 graus. As máximas deverão chegar aos 25 graus, com todo o país acima dos 20 graus, e as mínimas estarão entre os dois e os 13 graus. 

Já na quarta-feira, só Vila Real e a Guarda terão as temperaturas máximas abaixo dos 20 graus, com 17 e 16 respetivamente. O resto do país terá entre 20 a 23 graus de máximas. As mínimas estarão entre os 2 e os 13 graus. 

Até terça-feira conte com sol e a partir de quarta-feira o céu deverá estar nublado, em Portugal continental.

País em seca severa ou extrema

O IPMA alertou hoje para o facto de mais de 90% do território estar a 15 de fevereiro em seca severa ou extrema e as previsões para as próximas semanas não são mais animadores. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para um novo agravamento da situação de seca meteorológica no país. 

Recorde-se, esta situação já levou o Governo a dialogar com a Comissão Europeia com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a referir ter observado uma “abertura grande” da Comissão Europeia para avançar com “medidas imediatas” de apoio “para fazer face às necessidades” dos agricultores portugueses devido à seca.  

Fotografia: Carla Freitas