A Escola de Reanimação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), um projeto pioneiro em Portugal

A Escola de Reanimação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), um projeto pioneiro em Portugal, realizou 23 cursos de reanimação cardiorrespiratória em 2021. No total, 310 colaboradores do HFF aprenderam a intervir em situações de paragem cardíaca e em emergências cardiorrespiratórias, em contexto de adultos ou em bebés e crianças em estado crítico.

O primeiro curso deste ano, dirigido ao Internato Médico, realizou-se nos dias 19 e 20 de fevereiro.  Até ao final de 2022 estão previstas 24 formações (suporte básico de vida; suporte avançado de vida; suporte avançado de vida pediátrico e suporte básico de vida não clínico).

Em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, Pedro Nunes, coordenador da Escola de Reanimação do HFF, refere que “estes cursos recriam cenários clínicos simulados, que estimulam a participação, treinando todas as técnicas chave individualmente, em equipa e como líderes de equipa”.

projeto pioneiro em Portugal, realizou 23 cursos de reanimação cardiorrespiratória em 2021

Recorde-se, a Escola de Reanimação do HFF funciona desde 2014 e está integrada na Unidade de Formação e Ensino do Hospital, possuindo autonomia pedagógica para lecionar os seus conteúdos formativos e assegurando acreditação nacional pelo INEM e internacional pela AHA – American Heart Association. É neste momento, uma das poucas instituições do serviço nacional de saúde, a proporcionar formação acreditada e regular a todos os seus colaboradores.

O sucesso da reanimação cardiorrespiratória (RCR) que ocorre dentro de uma instituição hospitalar depende do diagnóstico rápido e correto, e de uma atuação em conformidade com a situação.

A formação e treino dos profissionais de saúde para o reconhecimento de situações de paragem cardiorrespiratória ou peri-paragem são fundamentais para garantir a recuperação dos nossos pacientes com qualidade e em segurança, e desde sempre, constituiu um dos principais pilares organizativos do HFF.