Portugal continental vai deixar de estar em situação de calamidade para entrar em alerta devido à pandemia de covid-19, foi hoje aprovado pelo Governo.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23h59 de 07 de março de 2022 — deixando de vigorar a situação de calamidade — e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença covid-19”, refere o comunicado.

A situação de calamidade, nível de resposta mais elevado, estava em vigor desde 01 de dezembro de 2021.

O Conselho de Ministros atualizou hoje várias medidas para avançar para a nova fase da pandemia e em que foi decidido levantar um conjunto e restrições que ainda vigoram, depois do Governo ter ouvido os peritos na quarta-feira.

“Regresso à vida normal”

O certificado digital de vacinação contra a covid-19 vai deixar de ser uma exigência na grande maioria das situações, com a exceção do controlo de fronteiras, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, Mariana Vieira da Silva explicou que deixa de haver uma “exigência de apresentação do certificado digital”.

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, esta quinta-feira, que o novo conjunto de medidas de alívio das restrições de controlo da covid-19 representa um novo passo.

“Estamos perante mais um passo para o regresso a uma vida norma”, declarou a ministra de Estado e da Presidência, deixando, no entanto, logo a seguir, um aviso.

“Mas este não é o momento para se dizer que a pandemia acabou. Continuamos perante o risco relativo ao aparecimento de novas variantes do vírus e há alguma incerteza sobre a longevidade da proteção conferida pelas vacinas” contra a covid-19, declarou.

Medidas que acabam:

  • Confinamentos de contactos de risco;
  • Recomendação teletrabalho;
  • Limites de lotação em estabelecimentos comerciais;
  • Exigência do certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
  • Exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.

“Este é um passo muito importante”, destacou a ministra Mariana Vieira da Silva, deixando um agradecimento especial a todos os especialistas.

[em atualização]