Frederico Morais despede-se de Sunset Beach no 17.º posto

O surfista de Cascais, Frederico Morais foi, esta quarta-feira, eliminado na 3.ª ronda em Sunset Beach, Havai, na segunda etapa do circuito mundial da World Surf League. O surfista português foi derrotado pelo brasileiro Jadson Andre e despediu-se de prova no 17.º posto, repetindo a posição que já tinha alcançado em Pipeline, na etapa inaugural da temporada.

Num dia marcado por ondas grandes e muitas surpresas, Frederico Morais entrou na água no 15.º e penúltimo heat da ronda. Apesar de ter começado mais forte, Kikas acabou por sair derrotado já perto do final da bateria, depois de ter cometido um erro na escolha de ondas que acabou por fazer com que não gerisse a prioridade da melhor forma.

Frederico teve como melhor onda uma nota de 5,67 pontos, entrou para a reta final do heat com a prioridade e com a situação minimamente controlada. Contudo, a cerca de 7 minutos do final remou para uma onda que acabou por não apanhar, oferecendo a prioridade ao adversário.

Já nos últimos minutos, Jadson saiu na frente para uma troca de ondas final e acabou por levar a melhor, terminando a bateria com 11,33 pontos contra apenas 10,27 de Kikas.

O surfista de Cascais, de 30 anos, soma, assim, mais um 17.º posto, depois de uma eliminação algo precoce numa onda onde era considerado um dos favoritos. Com um vasto currículo em Sunset Beach, Kikas deixa o Havai com um arranque de temporada aquém do esperado e numa posição que o coloca em zona de luta pela permanência no cut do meio da temporada, após o qual apenas permanecem para as etapas seguintes os 24 primeiros surfistas do ranking.

Depois de Sunset, o circuito segue viagem para Portugal, com Supertubos a receber a elite mundial de 3 a 13 de Março.