Pico da quinta vaga da pandemia atingido no dia 28 de janeiro

O pico da quinta vaga da pandemia de covid-19 foi atingido no dia 28 de janeiro e Portugal já está numa fase decrescente da onda pandémica relacionada com a Ómicron, avançou hoje o perito da DGS Pedro Pinto Leite.

“Portugal passou por cinco grandes ondas epidémicas e encontramo-nos na quinta maior onda desde o início da pandemia”, afirmou o especialista em Saúde Pública na reunião do Infarmed, que está a decorrer em Lisboa e que junta especialistas e responsáveis políticos.

Numa altura em que a curva de novos casos de Covid-19 em Portugal entra numa trajetória descendente, os responsáveis políticos voltam a ouvir os peritos, para avaliar a possibilidade de levantar algumas restrições de contenção da pandemia.

Agenda da reunião

A reunião, convocada pelo primeiro-ministro, António Costa, volta a acontecer no Infarmed, em Lisboa, e conta com intervenções do especialista em saúde pública da DGS Pedro Pinto Leite e do epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) Baltazar Nunes que vão fazer a “caracterização da situação epidemiológica” da covid-19 no país.

Seguir-se-á uma apresentação da investigadora Ana Paula Rodrigues do INSA, com o título “Vigilância na fase de recuperação da pandemia”, e do investigador Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, com o tema “Covid-19: Da emergência à endemia”.

Por fim, a pneumologista Raquel Duarte, da ARS Norte e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apresenta as “recomendações para a gestão da covid-19”.

Acompanhe a reunião dos especialistas, em DIRETO: