O projeto de mobilidade amiga do ambiente defendido pela Escola Básica do 1.º ciclo nº 2 de Queluz foi o vencedor da última edição do Orçamento Participativo promovido pela Junta de Freguesia de Queluz e Belas.

No total, esta escola do concelho de Sintra, recebeu bicicletas dedicadas a alunos entre os 3 anos e os 9 anos, bem como equipamento de proteção, atrelados e suportes. Este projeto permitiu igualmente a aquisição de uma bicicleta elétrica e equipamento de manutenção. Numa segunda fase será contruída uma casa em madeira que servirá de base para este projeto.

Para Paula Alves, presidente da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, mais importante do que “o valor investido é ver a alegria das nossas crianças em estarem na escola e agora a usufruírem de mais uma atividade que permite desenvolver o espírito de equipa”, acrescentando que este “projeto é uma escolha da população que votou no nosso Orçamento Participativo”.

O Orçamento Participativo de Queluz e Belas é uma iniciativa aberta a toda a população da freguesia que pode propor projetos para reforçar a qualidade de vida a nível local e que são depois votados. Este projeto permite que cada um dos participantes decida onde deve ser investido parte do orçamento da Junta de Freguesia.

A Junta de Freguesia de Queluz e Belas está já a preparar a nova edição do Orçamento Participativo que vai, numa primeira fase, receber as propostas que depois de validadas serão colocadas à votação de todos.