João Cotrim de Figueiredo reagiu aos resultados quase fechados que dão conta da eleição de seis deputados da Iniciativa Liberal (IL) para o Parlamento.

A Iniciativa Liberal é a quarta força politica no Parlamento. João Cotrim de Figueiredo foi recebido com grande entusiasmo na Gare Marítima de Alcântara e começa por dizer que “há dois partidos que podem cantar vitória”.

“Um preocupa-nos, que é eventual maioria absoluta do PS”, afirma, adiantando que já deu os parabéns a António Costa. O PS “pode contar com a oposição firme da IL”, acrescentou.

A Iniciativa Liberal é o “único partido que pode cantar vitória. Isso é motivo de profunda alegria, passamos de nona força política para quarta. É possível fazer campanha com coerência , coragem e clareza. Provamos que é possível ganhar votos sem ser populista e sem ser extremista”, diz.

Cotrim de Figueiredo refere que a Iniciativa Liberal “é um fenómeno político em Portugal”. “Sem populismos e rigor é possivel tirar pessoas da apatia, é possível voltar a dar esperança aos portugueses.”

Antes de serem conhecidos os resultados finais, Cotrim de Figueiredo refere que a IL tem dois compromissos: “A IL será oposição firme e implacável” e “vai lutar, convencer e doutrinar todos os dias para que cada português perceba que o liberalismo funciona”.