SMAS de Sintra melhoram sistema de saneamento na Praia Grande

Instalação de sumidouros e o encaminhamento das drenagens pluviais dos terrenos confinantes para o coletor instalado, na Praia Grande

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram, por administração direta (através de meios próprios dos serviços), várias intervenções na área da drenagem de águas residuais.

Uma das principais intervenções decorreu na Praia Grande, na Rua Lagoa de Baixo, com a execução do prolongamento do coletor público de drenagem de águas pluviais em PVC de diâmetro 200 mm. Os trabalhos, que decorreram ao longo de duas semanas, compreenderam ainda a instalação de sumidouros e o encaminhamento das drenagens pluviais dos terrenos confinantes para o coletor instalado.

A intervenção na Rua Lagoa de Baixo, até ao cruzamento com a Avenida Alfredo Coelho (a principal artéria desta zona balnear da freguesia de Colares), resultou da existência de significativas escorrências superficiais de águas freáticas/efluentes pluviais, o que motivava diversas reclamações dos utilizadores deste caminho, onde existiam, ainda, ligações indevidas de drenagens pluviais ao sistema doméstico.

Para além do incremento da segurança de circulação na artéria, os trabalhos executados pelos SMAS de Sintra promoveram a melhoria da eficiência do funcionamento do sistema elevatório de drenagem de águas residuais domésticas na Praia Grande, ao remover significativo caudal de efluentes pluviais (resultantes da chuva).

Enquanto serviços essenciais, que nunca pararam desde o início da pandemia, as equipas dos SMAS de Sintra asseguram, ao nível do sistema de saneamento, diversos trabalhos como a desobstrução de redes, a manutenção e limpeza de coletores, a inspeção vídeo de coletores com o objetivo de avaliar a integridade estrutural das redes e a limpeza de fossas sépticas, para além da reparação de infraestruturas (tampas e grelhas, câmaras de inspeção, ramais e coletores) e a execução de ramais de saneamento.

Nos últimos meses, para além da Praia Grande, as intervenções mais relevantes tiveram lugar nas Mercês, Mem Martins, Arneiro dos Marinheiros e Cabriz.

Nas Mercês e em Mem Martins, os trabalhos resultaram de intervenções de outros operadores de infraestruturas no subsolo. Na Rua São Tiago (Mercês), foi necessário substituir uma parte da tubagem do ramal de águas residuais domésticas, que tinha sido danificada aquando da instalação da rede de gás, o mesmo acontecendo na Rua Tony de Matos (Mem Martins), no cruzamento com a Rua das Figueiras, em que foi reabilitada a tubagem do ramal doméstico e a ligação das águas pluviais.

Em Arneiro dos Marinheiros (São João das Lampas), na Avenida Moinhos dos Arneiros, os SMAS de Sintra procederam à reabilitação de ramal domiciliário de águas residuais, na sequência da reclamação de frequentes obstruções, que resultavam de tubagem danificada na zona de interseção com o coletor pluvial.

Para facilitar futuros trabalhos de manutenção da rede pública de drenagem de águas residuais, foi executada uma caixa de visita. Também em Cabriz (Bairro das Chesmas), após realização de uma inspeção vídeo, foi substituída a tubagem de drenagem pluvial nas traseiras da Rua José Alfredo da Costa Azevedo, com a instalação de material em PVC de diâmetro 125 mm em vez de 90 mm, para aumentar a capacidade de escoamento.

Com cerca de mil trabalhadores nas suas três áreas de atuação, abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos, os SMAS de Sintra continuam empenhados em dar resposta aos 385 mil habitantes do concelho, assumindo-se como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra.