SMAS de Sintra investem cinco milhões em Algueirão-Mem Martins

Obras na Avenida D. Afonso Henriques, no Algueirão

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a investir 5 milhões de euros na freguesia de Algueirão-Mem Martins, com a realização de empreitadas que abrangem as suas três áreas de atuação: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.

O principal investimento, no valor de três milhões de euros, está a decorrer no Algueirão, no âmbito de uma empreitada municipal que contempla, ainda, a execução de ligação ciclável e pedonal entre Ouressa e a Igreja do Algueirão.

Em Mem Martins, na remodelação da rede de distribuição de água com origem no Reservatório de Ouressa, estão a ser investidos 1,5 milhões de euros. Também numa empreitada com a Câmara, os SMAS de Sintra estão a reabilitar as redes na zona do antigo Mercado de Fanares, num investimento de 436 mil euros, no âmbito de intervenção na Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins/Rio de Mouro.

Apostados em prosseguir a renovação das infraestruturas de abastecimento de água mais antigas, com maior índice de roturas, os SMAS de Sintra estão a proceder à remodelação da rede de abastecimento de água na zona do Algueirão, numa extensão de 18,8 quilómetros, incluindo a substituição de ramais domiciliários e a implementação de três zonas de medição e controlo (ZMC), no sentido de reduzir as perdas de água.

Além da remodelação das condutas de distribuição e dos ramais de ligação, será efetuada a instalação de conduta (Diâmetro 315) com ligação à adutora principal na zona de derivação para Pedras da Granja, prolongamento da conduta distribuidora DN 300 que se desenvolve no Bairro da Cavaleira ao longo da Rua Prof. Dr. Henrique Barros e a instalação de conduta distribuidora DN 315 na Rua Cidade de Olhão.

Carlos Vieira, de visita às obras que decorrem ao longo da Avenida D. Afonso Henriques, no Algueirão

“Esta intervenção vai beneficiar cerca de 21 mil habitantes e insere-se na estratégia de renovação das redes mais antigas, propensas a um maior volume de roturas, o que se traduz em incómodos para a população e em custos para os nossos serviços”, salientou o Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, após uma visita às obras que decorrem ao longo da Avenida D. Afonso Henriques.

Carlos Vieira realçou que, a par da remodelação da rede de abastecimento de água, a empreitada inclui a instalação de novos equipamentos de deposição de resíduos urbanos. “Os SMAS de Sintra vão reforçar e melhorar o sistema de recolha de resíduos, com a substituição de contentores de superfície por enterrados, num total de 170 equipamentos de diferentes valências, divididos por 41 pontos de deposição”, salientou este responsável.

Também a empreitada em curso em Mem Martins inclui a instalação de novos contentores, neste caso 234, os primeiros já operacionais na Avenida Almirante Gago Coutinho e na Rua Prof. Dr. Joaquim Fontes.

“Os novos contentores aumentam a capacidade de recolha de resíduos urbanos, por se tratarem de equipamentos que variam entre 5 m3 (indiferenciados, plástico/metal e papel/cartão) e 3 m3 (vidro), o que se traduz numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, uma maior durabilidade e um menor investimento de manutenção”, realça ainda Carlos Vieira.

A empreitada em Mem Martins, de remodelação da rede de abastecimento de água com origem no Reservatório de Ouressa, representa um investimento de 1 milhão e 500 mil euros, numa área de intervenção de 5,5 quilómetros, que inclui, ainda, a substituição de ramais domiciliários e implementação de uma ZMC. Esta intervenção vai beneficiar mais de 13 mil habitantes.

Ainda em Mem Martins, numa empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, estão em curso as obras de requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, num investimento global de 2 milhões e 344 mil euros. As obras a cargo dos SMAS de Sintra vão ascender a 436 mil euros, com a requalificação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e, ainda, a renovação da contentorização.

Numa área de intervenção de mais de 27 mil metros quadrados, esta empreitada vai revitalizar uma zona central da freguesia de Algueirão-Mem Martins, requalificando o espaço público com a criação de áreas de recreio, percursos cicláveis e reordenamento dos locais de estacionamento.