Políticos voltam a ouvir os especialistas em reunião do Infarmed

Especialistas de saúde pública e políticos voltam a reunir-se hoje para avaliar a evolução da pandemia de covid-19, numa altura em que Portugal regista um aumento significativo de infeções devido à maior capacidade de transmissão da variante Ómicron.

Na reunião na sede do Infarmed, em Lisboa, estão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, além da ministra da Saúde, Marta Temido, e dos especialistas.

Os restantes – representantes dos partidos, membros do Conselho de Estado ou parceiros sociais – vão participar na sessão por videoconferência.

DIRETO | Reunião do Infarmed:

  • “A incidência está em 2007 casos. Mais 131 por cento em relação à semana anterior”, refere Pedro Pinto Leite, especialista da Direção-Geral da Saúde. A média diária, na semana passada, é de “21 mil casos, com incidência fortemente crescente” em todas as regiões do país, especialmente em Lisboa e Vale do Tejo e a Madeira. Segundo Pedro Pinto Leite, o grupo etário com mais casos é o dos 20 aos 29 anos, com “o aumento da incidência em todos os grupos etários, especialmente nos mais novos”.
  • A Ómicron é mais transmissível devido às suas mutações, multiplicando-se cerca de 70 vezes mais rápido nas vias respiratórias superiores, destaca ma sua intervenção João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, explicando que é menos severa, porque “se dissemina 10 vezes mais lentamente nos pulmões”.
  • “Há fatores diferentes desta variante, comparando com a Delta. Tudo tem de ser levado em consideração”, destaca Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Segundo o especialista “o número de novas infeções pode ser de 42 mil a 130 mil novos casos em janeiro”, opina o especialista, considerando que, para atingir um menor número de casos, a aposta na vacinação deve continuar.