A Palavra do Ano 2021 em Portugal é “Vacina”, ao reunir 45% dos votos na iniciativa online promovida pela Porto Editora durante o mês de dezembro.

Em comunicado, a promotora da Palavra do Ano indica que “a vacinação contra a Covid-19 marcou o ano de 2021, não só pelo sucesso do processo que colocou Portugal num lugar cimeiro a nível mundial, mas também porque permitiu a redução do número de vítimas da doença e o alívio das restrições a que os portugueses foram sujeitos”.

De acordo com o dicionário da Porto Editora, o nome feminino “Vacina” é uma “substância usada como terapêutica preventiva contra determinada doença, que se introduz no organismo para estimular a resposta imunitária contra o agente patogénico causador da mesma (constituída por forma inativa ou atenuada do patógeno, por algum dos seus componentes ou produtos ou por um substituto sintético)”.

Em segundo lugar ficou a palavra “Resiliência” que conquistou 30% dos votos, seguida de “teletrabalho” , que arrecadou 9% da votação.

A editora diz ainda que a participação de 35 mil pessoas na votação “demonstra a importância desta iniciativa que reflete os principais acontecimentos e factos que marcaram o ano em Portugal”.