“No Reino das Nuvens” nas dez melhores exposições do ano

A exposição “No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” foi considerada uma das 10 melhores do ano de 2021 pelo jornal Público.

De acordo com o artigo do Público, o crítico José Marmeleira colocou a exposição “No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” no 5.º lugar do ranking das 10 melhores exposições do ano.

Recorde-se, a exposição esteve patente de maio a outubro no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, em Sintra, e teve como mote a arte, os artistas e a sua longa e íntima relação com este lugar, ao mesmo tempo natural e cultural, continuamente idealizado, imaginado e transformado, reunindo um espólio de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, livros de artistas, fotografias, vídeos, instalações, e de outras criações artísticas realizadas propositadamente para esta exposição, incluindo ainda peças arqueológicas e outras que habitualmente não são classificadas como arte.

O evento foi organizado pela autarquia de Sintra no âmbito das comemoração dos 25 anos da classificação de Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade pela UNESCO, com o objetivo de reunir num só espaço obras de vários criadores e períodos históricos e revelar as múltiplas formas como, desde tempos imemoriais, a serra de Sintra e território envolvente atraiu a atenção e estimulou a criatividade de artistas.

Uma espécie de viagem de encantar ao “reino das nuvens” que é a Serra de Sintra –  expressão do poeta e escritor dinamarquês de narrativas infantis Hans Christian Andersen (1866).