Gripe com “tendência crescente”

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) de sexta-feira, revela “uma tendência crescente da atividade gripal em Portugal, apesar da mortalidade associada ao vírus da gripe estar “dentro do esperado” nesta altura do ano.

De acordo com o documento, a taxa de incidência de síndrome gripal foi de 7,4 por 100 mil habitantes, na semana de 13 a 19 de dezembro. Já a taxa de incidência de infeção respiratória aguda, na mesma semana, é de 36,9 por 100 mil habitantes.

Ninguém foi internado devido à gripe nas 12 Unidades de Cuidados Intensivos que enviaram informação ao INSA, mas foi reportado um caso de gripe do vírus Influenza A (H3N2) hospitalizado numa das três enfermarias que reportaram este tipo de informação. Trata-se de uma criança de oito anos, sem doença crónica e não vacinada.

O INSA sublinha que a população observada durante esta semana, para chegar a estes dados, foi menor do que nos períodos homólogos dos anos anteriores.