Chalet da Condessa d'Edla | Foto: ©PSML Luís Duarte

A Parques de Sintra venceu o World Travel Award para “Melhor Empresa do Mundo em Conservação” (World’s Leading Conservation Company), pelo 9º ano consecutivo, vendo mais uma vez reconhecido, a nível internacional, o trabalho de excelência que todos os seus colaboradores desenvolvem, na gestão e salvaguarda de um património único, e ocorrendo esta distinção num momento particularmente difícil e desafiante, tendo em conta o esforço acrescido resultante da pandemia da Covid-19.

Os vencedores foram anunciados esta quinta-feira, 16 de dezembro, e para a Parques de Sintra a atribuição deste prémio assume uma importância acrescida, no atual contexto, já que, apesar da quebra acentuada de receitas, a empresa manteve-se como uma referência internacional de excelência na sua área de intervenção.

“A atribuição deste novo prémio é um claro sinal de que o esforço e o trabalho de todas as equipas continuam a dar bons frutos e é muito dignificante voltar a receber esta distinção, pelo 9º ano consecutivo, em particular num momento especialmente exigente”, refere Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra.

Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra

“Ser considerada a melhor empresa do mundo, na área de conservação, é também mais um estímulo para continuarmos o nosso trabalho sob o signo da excelência” — Sofia Cruz

“A pandemia da Covid-19 teve um efeito nefasto no setor do turismo e para uma empresa como a Parques de Sintra, em que os investimentos são concretizados apenas com base em capitais próprios, o desafio é ainda maior. Ao longo de 2020 e de 2021, temos levado a cabo um esforço de reinvenção que nos tem permitido manter os níveis de exigência de que não prescindimos no cumprimento da nossa missão”, sublinha Sofia Cruz.

Questionada sobre o impacto da pandemia na empresa, “a Parques de Sintra deu início a um projeto de reinvenção que passou por uma forte aposta nos conteúdos digitais e que incluiu, por exemplo, a venda de bilhetes online; o audioguia Cloudguide, que disponibiliza conteúdos multimédia de apoio à visita aos monumentos no telemóvel do próprio visitante; a experiência multimédia gratuita “Visita 360º ao Palácio Nacional de Sintra”, que proporciona uma inovadora visita virtual ao monumento; e a ferramenta digital “Linhas do Tempo”, acessível, interativa e também gratuita, que permite explorar linhas cronológicas que enquadram os acontecimentos mais relevantes para a compreensão dos Palácios de Sintra. Apostou igualmente no reforço da presença nas redes sociais e na adaptação da oferta de experiências e serviços”, destaca Sofia Cruz.

Os novos programas propostos foram, entre outros, as “Visitas aos Bastidores”, conduzidas por técnicos da Parques de Sintra; os “Roteiros na Natureza”, caminhadas de meio-dia ou de dia inteiro e “Visitas em Exclusivo”, que oferecem a possibilidade de visitar os palácios em exclusividade antes da sua abertura ao público ou depois do seu encerramento.

As medidas adotadas e, também, o abrandar da situação pandémica permitiram, a partir do mês de abril, um regresso gradual dos visitantes aos parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra.

O aumento foi mais significativo entre os meses de julho e outubro, registando-se mais de 660 mil visitas, o que representa uma subida de 145% em relação ao mesmo período de 2020. A maioria dos visitantes é estrangeira, mas também o público nacional foi contribuindo para essa subida. Ainda assim, os números continuam longe dos registados na pré-pandemia, com menos cerca de 60% de entradas em relação a 2019.

Recorde-se, os World Travel Awards visam reconhecer e premiar e celebrar a excelência em todos os setores do turismo. Contando com concorrentes de todo o mundo, os prémios representam uma das distinções mais importantes que as empresas deste ramo podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade.

Fotografias: PSML