Vereador do Chega na Câmara de Sintra apresenta queixa-crime contra ‘vice’ do PSD

Nuno Afonso, vereador do partido Chega, na Câmara Municipal de Sintra (CMS), vai apresentar uma queixa-crime contra David Justino, vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, por este ter dito que o Chega viabilizou o orçamento municipal.

“Numa tentativa de desviar a atenção de um assunto que aparentemente o incomoda, o acordo que o seu partido fez com o Chega nos Açores, optou pelo recurso à mentira e à calúnia”, escreve Nuno Afonso.

Em causa estão as declarações de David Justino no programa “Isto é Gozar com Quem Trabalha” da SIC, quando este disse que o vereador Nuno Afonso “viabilizou o orçamento municipal, dado que o Dr. Basílio não tem maioria”.

Em rigor, o vereador do Chega apenas votou favoravelmente a passagem à discussão do orçamento na Assembleia Municipal de Sintra, sessão marcada para os dias 20 e 21 de dezembro. “Ofereceram ao vereador do Chega um travesseiro para se poderem deitar”, acrescentou David Justino.

“Resolveu armar-se em engraçadinho”, refere Nuno Afonso, considerando que a afirmação “além de insultuosa, é difamatória”, e que face ao exposto, “o Dr. David Justino será alvo de uma queixa-crime”, argumentando que “é preciso que os políticos sejam responsabilizados pelo que fazem e pelos disparates que dizem”.

Em jeito de esclarecimento ao vice-presidente, David Justino, “o PS tem em Sintra cinco vereadores, perdeu o sexto graças ao Chega, dado que o seu candidato do PSD teve menos votos do que o candidato de há 4 anos. O vereador da CDU integrou e aceitou pelouros, pelo que o PS não precisa nem do Chega, nem do PSD, nem do CDS, para aprovar seja o que for”, refere Nuno Afonso, no comunicado.

Por outro lado, “o Chega em Sintra, tirou a maioria ao PS e foi a grande surpresa da noite eleitoral, mesmo sem jornais e sem televisão, exigimos respeito, os sintrenses exigem respeito”, pode ler-se no último parágrafo do comunicado.

[atualizada]

Comunicado do Chega: