PR deu posse a Francisca Van Dunem como ministra da Administração Interna

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse a Francisca Van Dunem como ministra da Administração Interna, que acumulará essas funções com as de ministra da Justiça nesta fase final da governação.

Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à curta cerimónia de tomada de posse da nova ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, esta tarde e menos de 24 horas depois da demissão do seu antecessor Eduardo Cabrita. A magistrada e atual ministra da Justiça que irá agora acumular as duas pastas é uma das grandes amigas do lusodescendente Felix Braz.

Tendo-se esquecido dos óculos, a nova ministra teve de ser auxiliada para ler a sua declaração de tomada de posse em que afirma “solenemente pela minha honra, que cumprirá com lealdade as funções que lhe são confiadas”.

Francisca Van Dunem, de 66 anos, irá agora gerir dois ministérios, após uma cerimónia relâmpago, de menos de cinco minutos, no Palácio de Belém, transmitida pelas televisões. Após a leitura das declarações de honra, houve apenas tempo para os cumprimentos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa à nova empossada e ao seu antecessor, bem como os cumprimentos de António Costa.