Instalado em Massamá o primeiro Parque Inclusivo do concelho

Já abriu no Parque Salgueiro Maia, em Massamá, o primeiro Parque Inclusivo do Concelho de Sintra, uma obra da Câmara de Sintra, que pode ser usufruída por crianças e jovens, “nomeadamente por todos os que sofrem de algum tipo de limitação ou deficiência”, representando “um exemplo de integração e inclusão de Massamá e Monte Abraão”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, Pedro Brás, presidente da Junta de Freguesia.

Para o autarca, a sua acessibilidade “coloca esta freguesia outra vez como pioneira num projeto que a todos nos orgulha”, destacando o local de “único e de partilha que vai permitir às crianças, jovens e a todos os que sofram de qualquer tipo de deficiência de usufruir de um espaço em segurança”.

“Mas não só”, chama a atenção Pedro Brás, esclarecendo que o novo espaço, “serve a todas as crianças porque queremos que seja um espaço inclusivo”, acrescentando que “continuamos a apostar nos espaços verdes e de lazer para todos”.

Espaço inclusivo

O Parque tem um espaço de jogo e recreio infantil cujo percurso une três áreas compostas por nove equipamentos com estímulos diferentes (desde o sensorial, cognitivo, físico ao social). Os acessos permitem a circulação de todas as pessoas com dificuldades e/ou com mobilidade reduzida.

As entradas estão sinalizadas com o símbolo ‘ColorAdd’ (sistema de identificação de cores para daltónicos).

Todos os acessos são feitos através de um percurso com pavimento in situ e sem degraus, para permitir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida ou com dificuldade em caminhar. Os pavimentos apresentam cores estimulantes, estando o símbolo ‘ColorAdd’ (sistema de identificação de cores para daltónicos) introduzido em marcação termoplástico.

O espaço é composto por três áreas que têm equipamentos de estímulos diferentes:

  • Estímulos Sensorial e Cognitivo, como a audição, o tato e o social (presentes nos equipamentos Congas Fundação; Maya Candeza Fundação; Loudspeakers inclusivo playdale; Jogo do Galo e Painel espelho ondulado playdale);
  • Estímulos Físico e Social (presentes nos equipamentos Torre de atividades inclusiva Indie Plus; Baloiço inclusivo e Mola inclusiva STP);
  • Estímulos Físico e Social rotativos (presente no equipamento Carrossel inclusivo playdale);


Fotografia: UFMMA