Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) conquistaram o 2.º e 5.º lugares no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, uma iniciativa técnica com significativa componente lúdica, que decorreu, esta quarta-feira, durante o ENEG 2021 (Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento).
A equipa que alcançou o 2.º lugar foi coordenada por João Cruz e contava com os elementos operacionais Tiago Aniceto, Telmo Leitão e Marco Martins. Esta equipa apenas foi suplantada pelos SMAS de Almada e ficou à frente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, num total de nove equipas em prova.
Coordenada por Paulo Monteiro e composta pelos operacionais Edgar Ferreira, Fábio Nunes e Nelson Silva, a segunda equipa dos SMAS de Sintra obteve a 5.ª posição, atrás de uma das formações dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas, que alcançaram ainda o 7.º posto.
A tabela classificativa ficou completa com as equipas das empresas municipais FAGAR (Faro) e Inframoura-Empresa de Infraestruturas de Vilamoura.
Competitividade saudável
O Pipe Contest pretende fomentar a competitividade saudável entre as entidades gestoras, mas assume-se, também, como uma demonstração da competência e profissionalismo dos operacionais na montagem de ramais. Após os resultados já alcançados em 2019, um 2.º e um 4.º lugar, os SMAS de Sintra voltaram a ocupar os lugares cimeiros da classificação.
Os lugares conquistados pelas duas equipas de operacionais no Pipe Contest, na sequência de anteriores honrosas participações, são demonstrativos da “competência e o profissionalismo” dos operacionais dos SMAS de Sintra, como o demonstram quotidianamente em variadas intervenções no concelho de Sintra, sublinhou o Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, quando questionado sobre a participação da equipa de Sintra.
Este responsável recordou, a título de exemplo, a recente intervenção de reparação da conduta adutora de 600 mm, na zona do Pendão (Queluz), que obrigou a um trabalho complexo de 54 horas consecutivas e que foi realizada por administração direta, com meios humanos e técnicos destes serviços municipalizados. Estas primeiras posições são também uma excelente forma, acentuou Carlos Vieira, de assinalar os 75 anos dos SMAS de Sintra.
Competência e profissionalismo dos operacionais na Montagem de Ramais em Carga SMAS de Sintra no 2.º e 5.º lugares no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga
SMAS de Sintra no ENEG 2021 em Vilamoura
Em Vilamoura decorre até amanhã, sexta-feira, o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2021), assumindo-se como o principal fórum dos setores do abastecimento de água e do saneamento, contando, este ano, com cerca de 700 participantes.
Os SMAS de Sintra estão presentes com um stand que pretende evidenciar os principais projetos em curso nas suas três áreas de atuação: abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos. “Os SMAS de Sintra pretendem, com esta sua participação no ENEG 2021, afirmar o seu objetivo de se assumir como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”, salientou o Diretor Delegado.
“Perdas de água-modelos e metodologias para resultados de excelência” estará também em debate no evento e será alvo de uma comunicação por parte dos SMAS de Sintra. “Eficiência do sistema de abastecimento de água em Sintra, redução das perdas e impacto na gestão” é o título da comunicação que irá destacar a estratégia e o investimento realizado, nos últimos cinco anos, que permitiu reduzir em 44% o volume das perdas de água.
Recorde-se, em 2020, os SMAS de Sintra registaram um valor de água não faturada (incluindo as perdas físicas e comerciais) de 18,4%, o mais baixo de sempre, mantendo-se, pelo segundo ano consecutivo, abaixo dos 20%, o valor preconizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
Promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), com periodicidade bienal, o ENEG tem este ano, como tema geral, as “Dificuldades na Gestão da Água e a Emergência Climática: Mudanças Necessárias”. Além do grande debate em torno das dificuldades na gestão da água e das alterações climática, o evento está a ser palco de mesas redondas com a participação de especialistas convidados que, entre outras, abordam temáticas como “O valor da água enquanto serviço público essencial”, “Circularidade, descarbonização e sustentabilidade como instrumentos para a criação de valor”, “Satisfação e experiência do cliente”, “A máquina do tempo-visão do setor em 2050” e “PENSAARP 2030-onde estamos e para onde vamos”.
O Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, foi um dos oradores na mesa redonda sobre “Gestão e Valorização das pessoas: desafios e oportunidades”.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.