SMAS de Sintra conquistam lugares cimeiros no ‘Pipe Contest’

Equipa dos SMAS de Sintra que alcançou o 2.º lugar com João Cruz, Tiago Aniceto, Telmo Leitão e Marco Martins

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) conquistaram o 2.º e 5.º lugares no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, uma iniciativa técnica com significativa componente lúdica, que decorreu, esta quarta-feira, durante o ENEG 2021 (Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento).

A equipa que alcançou o 2.º lugar foi coordenada por João Cruz e contava com os elementos operacionais Tiago Aniceto, Telmo Leitão e Marco Martins. Esta equipa apenas foi suplantada pelos SMAS de Almada e ficou à frente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, num total de nove equipas em prova.

Coordenada por Paulo Monteiro e composta pelos operacionais Edgar Ferreira, Fábio Nunes e Nelson Silva, a segunda equipa dos SMAS de Sintra obteve a 5.ª posição, atrás de uma das formações dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas, que alcançaram ainda o 7.º posto.

A tabela classificativa ficou completa com as equipas das empresas municipais FAGAR (Faro) e Inframoura-Empresa de Infraestruturas de Vilamoura.

Competitividade saudável

O Pipe Contest pretende fomentar a competitividade saudável entre as entidades gestoras, mas assume-se, também, como uma demonstração da competência e profissionalismo dos operacionais na montagem de ramais. Após os resultados já alcançados em 2019, um 2.º e um 4.º lugar, os SMAS de Sintra voltaram a ocupar os lugares cimeiros da classificação.

Os lugares conquistados pelas duas equipas de operacionais no Pipe Contest, na sequência de anteriores honrosas participações, são demonstrativos da “competência e o profissionalismo” dos operacionais dos SMAS de Sintra, como o demonstram quotidianamente em variadas intervenções no concelho de Sintra, sublinhou o Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, quando questionado sobre a participação da equipa de Sintra.

Este responsável recordou, a título de exemplo, a recente intervenção de reparação da conduta adutora de 600 mm, na zona do Pendão (Queluz), que obrigou a um trabalho complexo de 54 horas consecutivas e que foi realizada por administração direta, com meios humanos e técnicos destes serviços municipalizados. Estas primeiras posições são também uma excelente forma, acentuou Carlos Vieira, de assinalar os 75 anos dos SMAS de Sintra.

SMAS de Sintra no ENEG 2021 em Vilamoura

Em Vilamoura decorre até amanhã, sexta-feira, o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2021), assumindo-se como o principal fórum dos setores do abastecimento de água e do saneamento, contando, este ano, com cerca de 700 participantes.

Os SMAS de Sintra estão presentes com um stand que pretende evidenciar os principais projetos em curso nas suas três áreas de atuação: abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos. “Os SMAS de Sintra pretendem, com esta sua participação no ENEG 2021, afirmar o seu objetivo de se assumir como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”, salientou o Diretor Delegado.

“Perdas de água-modelos e metodologias para resultados de excelência” estará também em debate no evento e será alvo de uma comunicação por parte dos SMAS de Sintra. “Eficiência do sistema de abastecimento de água em Sintra, redução das perdas e impacto na gestão” é o título da comunicação que irá destacar a estratégia e o investimento realizado, nos últimos cinco anos, que permitiu reduzir em 44% o volume das perdas de água.

Stand dos SMAS de Sintra no ENEG, em Vilamoura

Recorde-se, em 2020, os SMAS de Sintra registaram um valor de água não faturada (incluindo as perdas físicas e comerciais) de 18,4%, o mais baixo de sempre, mantendo-se, pelo segundo ano consecutivo, abaixo dos 20%, o valor preconizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

Promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), com periodicidade bienal, o ENEG tem este ano, como tema geral, as “Dificuldades na Gestão da Água e a Emergência Climática: Mudanças Necessárias”. Além do grande debate em torno das dificuldades na gestão da água e das alterações climática, o evento está a ser palco de mesas redondas com a participação de especialistas convidados que, entre outras, abordam temáticas como “O valor da água enquanto serviço público essencial”, “Circularidade, descarbonização e sustentabilidade como instrumentos para a criação de valor”, “Satisfação e experiência do cliente”, “A máquina do tempo-visão do setor em 2050” e “PENSAARP 2030-onde estamos e para onde vamos”.

O Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, foi um dos oradores na mesa redonda sobre “Gestão e Valorização das pessoas: desafios e oportunidades”.

Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.