“Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” são as exposições que inauguram este sábado, 27 de novembro, pelas 15h00, no espaço do SMAS na Ribeira de Sintra – na antiga Oficina da Ciência.

As exposições estarão patentes, até 27 de março de 2022, no novo espaço dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) na Ribeira de Sintra, o futuro Museu da Água e Resíduos, e pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população.

A exposição itinerante “Mar de Plástico” pretende incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população. São utilizadas diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico (infografia e ilustração), com objetos artísticos e elementos multimédia.

Por sua vez, a exposição de esculturas “Monstros Marinhos” é realizada em parceria com o artista Ricardo Nicolau de Almeida que utiliza unicamente plásticos encontrados nas praias, com o propósito de recriar um fundo do mar composto por grandes criaturas imaginárias e assustadoras.

Enquadradas no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 “Proteger a Vida Marinha”, a agenda para 2030 das Nações Unidas, as duas exposições utilizam diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual, para denunciar este novo normal em que o plástico se assumiu como uma espécie invasora e predadora dos ecossistemas marinhos. Uma iniciativa inserida na campanha Ocean Action do CIIMAR, um projeto que pretende contribuir para a literacia do oceano e sensibilizar para o impacto da poluição no mar.

Museu da Água e Resíduos (MAR), na Ribeira de Sintra

A exposição “Monstros Marinhos” é constituída por numerosas esculturas e instalações idealizadas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida, executadas apenas com plásticos recolhidos nas zonas balneares, que recria um fundo do mar composto por criaturas imaginárias e assustadoras. Nesta instalação surge um polvo gigante, anémonas e peixes coloridos, que retratam de forma figurada as novas “espécies” de plástico.

O artista construiu ainda um conjunto de figuras e máscaras humanas, que compõem “a sala dos idiotas”, e efetua a compilação de inúmeras instalações e peças de cariz quase museológico, que utilizam a história individual e a natureza de colecionismo de cada uma das peças, jogos de cor e de forma, a repetição e quantidade esmagadora de diferentes objetos de uso diário, para alertar para um problema de dimensão alarmante.

Durante a apresentação da exposição na Ribeira de Sintra, Ricardo Nicolau de Almeida vai conceber novas peças no espaço expositivo dos SMAS de Sintra, numa residência artística em que serão realizadas recolhas de materiais e a produção de imagens e vídeos que alertem para o flagelo do lixo marinho.

As exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” constituem a primeira grande iniciativa do novo espaço SMAS na Ribeira de Sintra, que ocupa as instalações da Oficina da Ciência que, recentemente, passaram para a gestão dos SMAS de Sintra. O novo espaço SMAS, que irá acolher o Museu da Água e Resíduos (MAR), pretende afirmar-se como uma referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da defesa do património ambiental.