Recolha seletiva de biorresíduos alargada ao Algueirão

Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins e Carlos Vieira, Diretor-Delegado dos SMAS de Sintra em ação de sensibilização para a importância da recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos)

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), que se assinala entre 20 e 28 de novembro, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (Sintra) estão a alargar a recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) à zona do Algueirão, envolvendo mais 4 mil alojamentos e cerca de 12 mil pessoas, complementando o universo de 75 mil pessoas que, este ano, foram abrangidas pela Operação “Sintra e os Biorresíduos”.

Com o alargamento da recolha seletiva ao Algueirão, os SMAS de Sintra dão mais um passo para envolver a totalidade da área urbana do concelho, desviando estes resíduos do encaminhamento para aterro e potenciando a sua valorização para produção de energia ou composto orgânico para aplicação na agricultura.

O alargamento da recolha seletiva de resíduos alimentares foi assinalada com uma ação de divulgação e sensibilização, este sábado no Algueirão, que contou com a presença do Diretor-Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e do presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Valter Januário.

Para concretizar a recolha seletiva de restos alimentares, os SMAS de Sintra estão a proceder à entrega nas habitações de um pequeno balde castanho (de 7 litros) e de sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.

Os SMAS de Sintra estão a proceder à entrega nas habitações de um pequeno balde castanho (de 7 litros) e de sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos

Em 2022, o novo sistema de recolha vai abranger mais 70 mil famílias, sendo alargado, em 2023, às uniões das freguesias de São João das Lampas e Terrugem e de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, cumprindo, até ao início de 2024, a obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos, que vai ser uma realidade em todo o país.

Após um projeto piloto em 2020, em algumas áreas da freguesia de Rio de Mouro, a recolha seletiva de biorresíduos foi implementada, no corrente ano, em mais 25 mil alojamentos, alargando a sua abrangência à União das Freguesias de Sintra, Freguesia de Colares e algumas localidades de Rio de Mouro, Algueirão-Mem Martins e da União das Freguesias de Queluz e Belas.

A Operação “Sintra e os Biorresíduos”, cofinanciada pelo POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, contempla, entre outras, as localidades de Barrunchal, Cabriz, Carrascal, Galamares, Janas, Morelinho, Vale Flores e Várzea de Sintra (União das Freguesias de Sintra); Almoçageme, Azenhas do Mar, Banzão, Casas Novas, Mucifal, Pinhal da Nazaré, Praia das Maçãs, Várzea e Rodízio (Freguesia de Colares); Alto do Forte, Serra das Minas e Vale Mourão (Rio de Mouro); Algueirão, Mem Martins e Ouressa (Algueirão-Mem Martins); Bairro Económico de Queluz e núcleo central de Queluz (União das Freguesias de Queluz e Belas).

O novo sistema de recolha vai abranger no próximo ano, mais 70 mil famílias

A aposta passa ainda por implementar a recolha seletiva junto de alguns agentes económicos, nomeadamente do setor da restauração, e em estabelecimentos de ensino, com circuito dedicado a recolha porta-a porta, por se tratarem de produtores de grandes quantidades de biorresíduos.

Recorde-se, os SMAS de Sintra procedem à recolha dos resíduos e à sua entrega na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra), localizada no Ecoparque da Abrunheira, em Mafra. Os sacos são depois triados em unidade de tratamento mecânico que, através de sistemas óticos, efetua a sua separação, permitindo o seu tratamento de forma diferenciada.

O processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir do biogás produzido, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação na agricultura.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos visa promover ações de sensibilização sobre a gestão sustentável de resíduos, incentivando a adoção de medidas que fomentem o consumo sustentável e a economia circular, promovendo a Redução do consumo, a Reutilização de produtos e materiais e a Reciclagem de resíduos.