Abate de tílias na Avenida Dom Afonso Henriques, no Algueirão

O abate recente de árvores na Avenida Dom Afonso Henriques, no Algueirão, na freguesia de Algueirão-Mem Martins e que motiva o protesto e a indignação de moradores “foi um erro” disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, na ultima reunião de executivo municipal, adiantando que “não foram apurados responsáveis”, mas que “sabemos que o método de trabalho foi errado”.

Segundo o jornal CORREIO DE SINTRA, desta semana, com o inquérito ainda a decorrer, “a grande questão aqui, não é punir pessoas, mas o método de trabalho que originou tudo isto e que foi errado” disse Basílio Horta, em resposta a uma pergunta do vereador Ricardo Batista Leite, adiantando que o projeto de 2016 para aquela zona e que passa pela construção de uma ciclovia, “foi assimilado posteriormente e com aquelas condições”.

“Felizmente conseguimos parar, mas foram abatidas 63 tílias”, lamenta incomodado Basílio Horta, que ainda assim, mantém confiança nos serviços municipais. Problemas de “articulação” entre os diversos serviços municipais. “Ninguém pode garantir que não há erro numa ou outra decisão e foi isso que aconteceu”, nota o presidente da Câmara de Sintra em jeito de desabafo, aguardando pelo resultado de inquérito, solicitado por si. “Quando estiver pronto, vamos ver o que se pode fazer, numa perspetiva positiva”, disse.

Recorde-se, foram abatidas 63 tílias, o que “desrespeita o regulamento municipal de Sintra, que delibera esta, como uma espécie protegida. De acordo com a lei, é ainda obrigatório afixar aviso prévio público a informar a população quando se vai proceder ao abate de árvores, o que não foi feito”, é referido por um grupo de moradores, que apresentou reclamação à junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins e à Câmara de Sintra exigindo um esclarecimento.

Informação completa, no jornal CORREIO DE SINTRA, desta semana.