O Centro Cultural Olga Cadaval foi palco esta segunda-feira, para a cerimónia de tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal Sintra (AMS) e da Câmara Municipal de Sintra (CMS) para o mandato 2021-2025.

No discurso de tomada de posse do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, reeleito com 35,29% dos votos, começou por agradecer o apoio “a todos os sintrenses”, “nada mais gratificante em termos pessoais e políticos do que o exercício ao vosso serviço no cargo para que acabei de ser reeleito”.

Foi um trabalho de dedicação exclusiva, de muitas lutas, de permanentes preocupações, sem horários e tantas vezes objeto de criticas injustas e mesmo ofensivas“, disse o presidente reeleito, apresentando alguns dos eixos estratégicos para os próximos quatro anos de mandato, não esquecendo de abordar as medidas tomadas nos últimos 8 anos, que permitiu “construir as bases do desenvolvimento do nosso concelho”.

Basílio Horta tomou posse esta noite, para um terceiro mandato, como presidente da Câmara de Sintra

Basílio Horta realçou a “segurança e proteção dos cidadãos e das suas famílias, bem como a garantia do pleno exercício dos seus direitos pessoais”, referindo ainda como objetivos autárquicos a concretização de projetos centrados no ambiente e qualidade de vida, educação, politica de inclusão, saúde, economia e a mobilidade.

“Agora, é tempo de olhar para o futuro, um futuro que se deseja construir com todos, em que ninguém se sinta prescindível e onde todos sejam uteis e recompensados no seu bem-estar e qualidade de vida”, mencionou o edil, reforçando a vontade de transformar Sintra “num concelho cosmopolita, aberto à modernidade, onde a inclusão e a justiça social enformem o desenvolvimento económico”.

“Neste mandato, teremos pelouros distribuídos pelo presidente da Câmara e por cinco Vereadores representantes do PS e da CDU. No entanto, os restantes cinco vereadores sem pelouros e que se perfilam como oposição, não só terão os direitos atribuídos ao seu estatuto como serão ouvidos com cuidadosa atenção nas intervenções e propostas que apresentarem”, disse Basílio Horta, acrescentando que “a verdadeira estabilidade que não se esgota na conservação do poder mas que exige estratégia e caminho comum na decisões fundamentais, é um fator decisivo do sucesso da ação governativa municipal”.

O executivo municipal, eleito no passado dia 26 de setembro, é composto por Basílio Horta , Bruno Parreira, Piedade Mendes, Eduardo Quinta Nova e Domingos Quintas, pelo PS; Ricardo Baptista Leite, Luís Patrício, Ana Valente e Maurício Rodrigues, pela coligação Vamos Curar Sintra; Nuno Afonso pelo Chega e Pedro Ventura, pela CDU.

Sérgio Sousa Pinto, reeleito Presidente da Assembleia Municipal de Sintra (AMS)

Sérgio Sousa Pinto, reeleito
Presidente da Assembleia Municipal de Sintra

Na primeira reunião da Assembleia Municipal de Sintra (AMS), que se realizou imediatamente após a instalação dos órgãos municipais para o quadriénio 2021/2025, foi reeleito presidente Sérgio Sousa Pinto (PS).

Cláudia Monteiro e Ana Andrade foram eleitas 1ª e 2ª Secretárias, respetivamente.

Tomaram ainda posse os representantes dos partidos: Marília Rocha (Nós Cidadãos); Eunice Baeta (Iniciativa Liberal); Camilo Soveral (PAN); Tânia Russo (Bloco de Esquerda); Ana Maria Alves (CDU); Anabela Macedo (Chega); António Rodrigues (Coligação Vamos Curar Sintra) e Miguel Portelinha (PS).