PS e CDU vão partilhar pelouros na Câmara de Sintra

Basílio Horta tomou posse esta noite, para um terceiro mandato, como presidente da Câmara de Sintra

Os eleitos do PS e da CDU vão partilhar pelouros na gestão da Câmara Municipal Sintra, ganha Basílio Horta do Partido Socialista, mas sem maioria absoluta, confirmaram esta segunda-feira os dois partidos.

A assunção de responsabilidades na Câmara Municipal de Sintra por parte do único vereador da CDU eleito nas autárquicas de setembro, Pedro Ventura, foi divulgada pelo partido, em comunicado, enviado ao SINTRA NOTÍCIAS.

No discurso de posse desta tarde, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, que foi reeleito para um novo mandato autárquico, sem maioria absoluta, ressalvou que a assunção de responsabilidades por parte da CDU “não é inédita” e que “será benéfica para o concelho”. “É bom para o concelho, pois garante segurança e é muito útil para as populações. É uma solução que nos agrada”, afirmou o autarca socialista.

Basílio Horta, lembrou que os comunistas tiveram responsabilidades executivas no mandato 2013/2017, após uma eleição onde os socialistas tiveram uma maioria absoluta.

Quatro anos depois, os socialistas voltariam a conquistar maioria absoluta, nas eleições autárquicas de 2017, mas desta vez a CDU recusou-se a assumir pelouros.

Desta vez, segundo adiantou Basílio Horta, o vereador Pedro Ventura irá assumir pelouros nas áreas da mobilidade, ambiente e na gestão dos Serviços Municipalizados de Águas e Resíduos (SMAS).

“A população de Sintra retirou a maioria absoluta ao PS, abrindo assim caminho para um novo ciclo político”, refere a CDU em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, explicando que “nesse sentido a CDU irá assumir responsabilidades de relevância municipal de forma a melhorar as condições de vida das populações”.

Por outro lado, “as responsabilidades que a CDU assumirá neste novo mandato, não podem ser confundidas com alianças políticas, antes constitui expressão de uma reiterada concepção e prática de procura de unidade em torno da resolução dos problemas concretos das populações, que a actual conjuntura possibilita”, pode ler-se. “Fica também expresso que a CDU mantém a sua plena autonomia e independência política e analisará com rigor todas as propostas submetidas a aprovação nos Orgãos Municipais”.

O novo executivo da Câmara de Sintra é composto por cinco eleitos do PS, incluindo o presidente, quatro da coligação Vamos Curar Sintra (PSD/CDS-PP/A/MPT/PDR/PPM/RIR), um da CDU e um do Chega.

Segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna, Basílio Horta (PS) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Sintra com 35,29% dos votos (5 mandatos), nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

Em segundo lugar ficou a coligação Vamos Curar Sintra, encabeçada pelo social-democrata Ricardo Batista Leite, conseguindo 27,52% dos votos e quatro mandatos.

A terceira candidatura mais votada foi a do partido Chega, que conseguiu 9,08% dos votos e eleger, pela primeira vez, um vereador, o arquiteto Nuno Afonso.

Também com um vereador eleito, Pedro ventura, a CDU foi o quarto partido mais votado, com 9,02% dos votos.

No fim da cerimónia procede-se ainda à primeira reunião de funcionamento da Assembleia Municipal para efeitos de eleição do presidente e secretários da mesa.

DIRETO |
Cerimónia de Instalação dos Órgãos Municipais de Sintra
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tHnWSNMEa8U


[em atualização]