O projeto, com o nome de "Dora-Sin Brinca com o Prato", inclui todas as crianças com idade pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos, que estejam internadas na unidade hospitalar

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), mais conhecido como Amadora-Sintra, está a servir refeições criativas ‘Dora-Sin Brinca com o Prato’, nome do novo e inovado projeto do Serviço de Pediatria e da Unidade de Nutrição e Dietética destinado aos utentes mais pequenos.

De acordo com a administração do hospital, os “pequenos utentes” têm agora direito a refeições mais “criativas e apelativas”, recorrendo a pratos com caras animadas, preparados e decorados pelas auxiliares de alimentação e dietética.

Segundo o Amadora-Sintra, este é mais um dos inúmeros programas de humanização dos cuidados de saúde da Estrela ‘Dora-Sin’, a mascote do serviço de Pediatria do HFF, e tem como objetivos principais melhorar a apresentação das refeições no Serviço de Pediatria, promover uma alimentação saudável na criança em idade pré-escolar [entre os 3 e os anos] e contribuir para a prevenção da obesidade infantil e doenças cardiovasculares.

“A alimentação das crianças internadas segue as indicações da Direção Geral da Saúde no Manual de Dietas Hospitalares (2018) que tem como objetivo uniformizar esta temática a nível nacional. As refeições são confecionadas e empratadas na cozinha do hospital, respeitando a tipologia de dieta prescrita”, pode ler-se na página de facebook.

A iniciativa conta com o apoio a AMASIN – Associação dos Amigos e Utentes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que financiou a aquisição dos pratos.

Fotografias: © Facebook / Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca