Obras dos SMAS de Sintra, na Avenida dos Missionários, junto às Escola António Sérgio, no Cacém

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) procederam, por administração direta, à remodelação da rede de abastecimento de água na Avenida dos Missionários, no Cacém, junto à Escola EB 2,3 António Sérgio.

A intervenção dos SMAS de Sintra inseriu-se no âmbito da execução da ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares (Rio de Mouro), que representa um investimento global do município de 1 milhão e 600 mil euros.

Numa extensão de cerca de 170 metros, os SMAS de Sintra efetuaram a substituição da rede antiga por uma conduta DN 200 mm, em PVC. Após realização dos trabalhos de desinfeção do troço instalado, foram efetuadas as respetivas ligações à rede existente.

A intervenção de requalificação na Avenida dos Missionários insere-se na execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, já que, além da requalificação das margens da ribeira (numa área aproximada de oito hectares), a empreitada compreende a valorização e reabilitação do espaço público, nas imediações da Escola António Sérgio, através de melhoria das condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, reforço da arborização dos arruamentos, criação de ciclovia e revitalização dos espaços verdes existentes.

Na Avenida dos Missionários (três pontos de deposição) e na Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro, os SMAS de Sintra procederam, ainda, à instalação de novos contentores de recolha de resíduos urbanos, substituindo os equipamentos de superfície por enterrados, o que vai aumentar a capacidade de deposição, melhorar a acessibilidade e higiene e valorizar o ambiente.

Uma intervenção que se insere na estratégia de renovação de contentorização desenvolvida por estes serviços municipalizados em todo o concelho, de forma gradual, e que implica um investimento no montante de quatro milhões de euros.

A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, com um prazo de execução de 10 meses, abrange território das uniões de freguesia de Agualva/Mira Sintra e Cacém/São Marcos e da Freguesia de Rio de Mouro.