Treze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes, e trovoadas frequentes e dispersas.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo para aqueles 13 distritos vai estar em vigor entre as 09h00 e as 21h00 de quinta-feira.

Recorde-se, o equinócio de outono que ocorre esta noite de quarta-feira, às 20h21, marca o início desta nova estação do ano no hemisfério norte.

O fenómeno marca o final do verão e a chegada da nova estação, o outono, que se “prolonga por 89,859 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de dezembro às 15h59”, pode ler-se no site do Observatório Astronómico de Lisboa.

Fotografia: DR Júlio Cortez Fernandes