O Palácio Nacional de Queluz vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, com o projeto inédito de iluminação “Queluz à Luz das Velas”, evocando o ambiente das festas noturnas que o palácio acolheu no século XVIII.

Uma abertura noturna com características especiais, que decorre no dia 2 de outubro, entre as 20h00 e as 00h00. Os visitantes são convidados a embarcar numa experiência imersiva de descoberta dos principais pontos de interesse dos jardins históricos do Palácio Nacional de Queluz.

Cerca de mil velas LED e outras formas de iluminação do percurso juntam-se os momentos de animação, com música, que sempre foi presença indispensável na corte, e arte equestre, que a Família Real muito apreciava.

A nível musical, a proposta é um recital de piano e voz, previsto para as 21h00, na cafetaria, com a soprano Nádia Fidalgo e a pianista Melissa Fontoura, que, em jeito de tributo às múltiplas memórias que este Palácio encerra, interpretam algumas das mais belas e emblemáticas árias de ópera, opereta, canções napolitanas e temas de musicais.

A Escola Portuguesa de Arte Equestre também abrilhanta esta celebração com duas apresentações de cerca de 20 minutos: às 20h30, no Jardim Pênsil, e às 22h10, junto à Cascata Grande. Um espetáculo que alia a beleza da equitação barroca à delicadeza dos jogos de água, recentemente recuperados pela Parques de Sintra.

Com venda exclusiva na bilheteira online da Parques de Sintra, em www.parquesdesintra.pt os ingressos para este evento já estão disponíveis e são limitados a 400 unidades.

Os preços são os mesmos de uma visita regular aos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, ou seja, 5 euros para adultos; 3,50 euros para jovens, dos 6 aos 17 anos, e para seniores, maiores de 65 anos; e 15 euros para famílias compostas por dois adultos e dois jovens. As crianças até seis anos têm entrada gratuita.

Fotografia: DR PSML