Comando Territorial de Sintra passam a contar com desfibrilhadores automáticos externos e 48 dos seus elementos já receberam formação específica

A autarquia de Sintra assinou esta quinta-feira um protocolo de colaboração entre a Associação Movimento Salvar Mais Vidas e a Guarda Nacional Republicana, no âmbito do plano Municipal de desfibrilhação – Sintra Reanima.

Assim, as viaturas do Comando Territorial de Sintra passam a contar com desfibrilhadores automáticos externos e 48 dos seus elementos já receberam formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação.

Estes equipamentos farão parte do programa Sintra Reanima que pretende criar uma rede de equipamentos e de operacionais, (cidadãos comuns e profissionais), sob a coordenação de uma central comum que enviará SMS, em caso de paragem cardiorrespiratória, para todos os elementos do programa.

O objectivo é que a vitima seja rapidamente socorrida e tenha acesso a um desfibrilhador, no mais curto espaço de tempo.

Protocolo de colaboração entre a Câmara de Sintra, Associação Movimento Salvar Mais Vidas e a Guarda Nacional Republicana

Recorde-se, o município de Sintra dispõe já de uma rede municipal de desfibrilhação que assenta na instalação de DAE’s (fixos) em locais com grande afluência de pessoas (23 Equipamentos Municipais, 27 Escolas 2/3 e Escolas Secundárias) e em locais de alto risco (6 Complexos Desportivos, 16 Unidades de Saúde).

Pretende-se reduzir o número de mortes por PCR, aumentar a cultura de socorro nas situações de PCR, elevar o número de pessoas com formação em SBV (suporte básico de vida) e DAE (desfibrilhadores automáticos externos), alargar a rede municipal de desfibrilhação automática externa e aumentar o conhecimento sobre a PCR.

Fotografia: arquivo