Doze mil beatas foram recolhidas, este sábado de manhã, numa ação de recolha de pontas de cigarro que integrou a “A Caminhada das Beatas-The Butt Hike”, uma iniciativa do “The Trash Traveler” (O Viajante do Lixo), Andreas Noe, que está a percorrer o país, de norte a sul, entre 5 de agosto e 28 de setembro.

“A Caminhada das Beatas” arrancou em Viana do Castelo e vai ter lugar em mais de 30 concelhos, até terminar em Tavira, e até ao momento já foram recolhidos mais de 200 mil beatas. O objetivo passa por alcançar o recorde mundial de recolha de beatas, com a recolha de um milhão, e sensibilizar para os malefícios ambientais do seu abandono no espaço público.

A ação realizada no Cabo da Roca contou com o apoio do município de Sintra, incluindo a disponibilização de beatómetros, cinzeiros de grande dimensão com visualização métrica de capacidade, executados com desperdícios, tubagens e restos de outros materiais, resultantes das intervenções dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). A iniciativa traduziu-se, ao fim de uma hora e meia e com a participação de cerca de 25 voluntários, na recolha de doze mil beatas.

Com a “Caminhada das Beatas”, além da limpeza dos locais, Andreas Noe quer alertar que estes resíduos, após a desintoxicação dos mesmos e por conterem principalmente plástico, podem ser transformados em novos produtos, dando forma ao conceito da Economia Circular.

Quando descartadas no espaço público, as beatas, pela sua dimensão e leveza, podem acabar nas linhas de água, como ribeiras e rios, e muitas vezes no mar, provocando a sua contaminação e colocando em risco a vida marinha.

Para alertar para estes efeitos nefastos, os SMAS de Sintra desenvolvem, em parceria com a Câmara Municipal, o projeto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar”, que consiste na pintura deste slogan nas sarjetas e sumidouros que têm como função a recolha e escoamento das águas pluviais, procurando sensibilizar para os riscos de contaminação das linhas de água e das consequências na cadeia alimentar dos animais marinhos.

A “Caminhada das Beatas” surge após Andreas Noe ter recolhido, em 2020, cerca de 1,6 toneladas de plástico da costa portuguesa, no âmbito do seu projeto “The Plastic Hike”, em que percorreu 1.132 quilómetros a pé ao longo da costa portuguesa, do Minho ao Algarve. “Ainda que tenham sido recolhidas 1.6 toneladas de lixo, o foco não é a limpeza! O objetivo principal é o de mudar hábitos e reduzir a utilização de plástico descartável tanto quanto possível e focarmo-nos numa Economia Circular”, frisa Andreas Noe.

Sempre acompanhado pelo seu ukelele, instrumento musical de cordas originário do Havai, este biólogo alemão alertou para o flagelo da poluição dos oceanos e a sua iniciativa deu origem a um documentário de sensibilização para o plástico.

Sublinhe-se, durante o mês de outubro, no âmbito da parceria com o município, o documentário será exibido em Sintra num evento que contará com a presença do ‘Viajante do Lixo” e a apresentação de uma escultura executada com plástico.