Luís Coelho (CDU) candidato à União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão

Luís Coelho, candidato da CDU à União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão

Luís Coelho é o candidato da CDU, à União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão (Concelho de Sintra), nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

O candidato de 37 anos é membro do PCP e vogal em substituição na Assembleia de Freguesia. Responsável por uma equipa de engenharia no grupo EDP.

Intervenção do candidato
na apresentação da candidatura

“Camaradas e amigos, fregueses de Massamá e Monte Abraão:
Desde já agradecer a vossa presença nesta iniciativa e a alegria que é encontrarmo-nos neste período tão conturbado. Respeitando as regras sanitárias, reafirmamos que a actividade política é possível e que a CDU não deixa confinar os direitos sociais!
Sinto-me honrado por assumir a tarefa de encabeçar a lista da CDU a esta autarquia nas eleições de 26 de Setembro.
Todavia, esta é uma candidatura colectiva e contamos com vários camaradas e amigos na valorização do poder local democrático. A saber, os primeiros são: Leonor Galamba, Gonçalo Salvaterra, José Coelho, Filomena Santos, Gonçalo Mateus, Fernando Baixinho, Carolina Xavier, Olga Oliveira, António Pandeiro, Rui Silva.
Estes são alguns dos membros no projecto agregador e transformador da CDU, assente nos valores de Abril, e que intervém sobre os problemas concretos das populações.
Sublinho que a força distintiva da CDU assenta em primeiro lugar numa participação popular alargada. O exercício do poder local pela CDU pauta-se por um permanente diálogo com os fregueses e as forças vivas locais, sejam associações, clubes, PME, etc. Ora, a distância entre eleitos e eleitores sai prejudicada nesta União de Freguesias megalómana, autoria de PSD, CDS e PS, e com cerca de 50 mil pessoas. A CDU é a única força política que consistentemente defende a reposição das Freguesias de Massamá e de Monte Abraão e comprometemo-nos a continuar esta luta!
E é também na CDU que reside a defesa intransigente dos serviços públicos e da melhoria da qualidade de vida das populações. Poderíamos falar da saúde, da habitação, da educação, mas um problema que salta à vista é o do lixo, quer por falta de varrição, quer por acumulação nos contentores. Está em causa a prestação de um serviço público essencial e, contra os ventos de privatização que empurram PS, PSD e as outras forças de direita, defendemos a correcta assumpção deste serviço pelo município, valorizando os seus trabalhadores e empregando os meios indispensáveis. Queremos um espaço público limpo!
Estes problemas exigem investimento público e é com a CDU que as populações podem contar para o reivindicar. Para vencer os constrangimentos da pandemia, mas também para criar os apoios e cuidados que a população precisa. É urgente, por exemplo, criar um centro de dia e uma estrutura residencial públicas para idosos na freguesia de Massamá.
A forte participação popular é o que faz vencer nestas lutas, como ocorreu com a recusa dos parquímetros nas freguesias urbanas que o PS pretendia impor. Tratava-se de mais uma taxa sobre quem precisa de se deslocar, sem uma estratégia alternativa de mobilidade. De resto, foi também a luta das populações que manteve gratuita a utilização do silo automóvel da estação de Massamá.
É pois possível avançar, como ainda mostrou o alargamento do passe social, com a iniciativa e acção da CDU. Quantas vezes não estivemos nesta estação a recolher assinaturas por esta luta? Pois precisamos de continuar a lutar, com a melhoria das condições da estação (mete água no inverno!) e da envolvente. São insuficientes as carreiras e diminutos os horários do transporte rodoviário que serve Massamá e nos liga com as freguesias vizinhas. Também a integração dos modos suaves e da ciclovia tem de ser repensada com a realidade das deslocações e das freguesias: tendo um uso predominantemente de lazer, será necessário instalar outros equipamentos e dinamizar o seu usufruto.
Futuro de confiança. É esta a mensagem que a CDU projecta, combatendo os desânimos que os tempos difíceis tendem a despertar. A CDU, vencendo obstáculos e constrangimentos, esteve sempre onde devia estar: com as populações e os trabalhadores a responder à epidemia, a combater o medo, a proteger a saúde e os direitos, a promover a alegria de viver. Viva a CDU!”

Luís Coelho