Rogério Cassona (CDU) é candidato à UF de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar

Sintra / Autárquicas 2021

Rogério Cassona (CDU)

Rogério Cassona é o candidato da CDU à União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, nas próximas eleições autárquicas de 26 de setembro.

A apresentação teve lugar na passada semana, no Jardim de Montelavar e contou com a presença de diversos apoiantes, candidatos e activistas da CDU. Pedro Ventura, candidato à presidência da Câmara de Sintra e Ana Maria Alves, candidata à presidência da Assembleia Municipal de Sintra, estiveram presentes.

Intervenção do candidato
Rogério Cassona:

“Foi com muita honra e com muito orgulho que voltei a aceitar esta grande responsabilidade de ser o primeiro candidato da lista da CDU concorrente às próximas eleições autárquicas nas nossas freguesias de Almargem dos Bispo, de Montelavar e de Pero Pinheiro.
Como dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes” quero começar naturalmente por saudar, a reconstituição da CDU para o acto eleitoral autárquico que se aproxima.
Saudar o Partido Comunista Português, saudar a Intervenção Democrática e saudar também todos, todos e que são muitos, os independentes que estão connosco, e que também estão naturalmente empenhados, e comungam desta grande vontade de trabalhar em prol das nossas comunidades.
Trabalhar em prol das pessoas, em prol das instituições, das associações, das empresas, das colectividades e com o objectivo de, todos juntos, ajudarmos a criar uma freguesia melhor e também uma sociedade mais solidária, mais fraterna, mais justa e sobretudo verdadeiramente democrática, em que a vontade da maioria do povo prevaleça sobre outros interesses particulares.
Trabalhar em prol das pessoas é afinal e apenas defender e garantir, sempre, todos os seus direitos. Garantir o direito à saúde, garantir o direito à educação, o direito a um ambiente saudável, o direito à cultura e ao desporto e, sobretudo, o direito ao trabalho.
​Na verdade, este nosso trabalho terá tantos e melhores resultados quanto maior for a relação de proximidade que consigamos estabelecer entre os cidadãos eleitores e os cidadãos eleitos.
Efectivamente, a Junta de Freguesia não pode ser um órgão distante e inacessível aos nossos fregueses. Aos eleitos exige-se muitas das vezes respostas urgentes, sob pena de não terem a eficácia desejável.
E porque tem tudo a ver com esta relação de proximidade, eu julgo que é oportuno recordar aqui a luta que, quer o PEV quer o PCP nunca descuraram e que está naturalmente longe de estar concluída, que é a luta pela reposição das freguesias extintas como bem se recordarão pelo governo de Passos Coelho, mas a que este governo também nunca esteve interessado em dar, nem a devida, nem a atempada resposta.
E este é apenas um exemplo de uma luta que travamos a nível nacional, mas há outras lutas muito importantes que são específicas do nosso concelho, como por exemplo, a luta que há muito travamos pela construção de um Hospital Público em Sintra, um verdadeiro hospital, com todas as valências e com pelo menos 350 camas, que faça face às reais necessidades dos sintrenses e que há muito é reivindicado pela CDU.
Tal como lutamos pela contratação dos médicos de família em falta nos nossos centros de saúde por todo o Concelho.
Tal como também lutamos por um atendimento adequado dos utentes nos nossos centros de saúde da União de freguesias.
Companheiros e amigos, há ainda muito por fazer nas nossas freguesias.
Por exemplo, na nossa União de Freguesias, é claro que o sector das rochas ornamentais continua a ser um sector fundamental, dado o número de postos de trabalho que mobiliza. Nós, CDU, entendemos que este sector das rochas ornamentais deve ser considerado um sector produtivo especial, com medidas de salvaguarda especiais que possam salvar o que ainda resta de um sector tão relevante para a redinamização da nossa economia.
E parte dessa redinamização passa pela Stone City que é um cluster criado pela Câmara Municipal em parceria com o IST e com a Associação dos empresários do sector, a Assimagra. Ora, o que nós, CDU, defendemos é que o chamado e propalado Plano de Recuperação e Resiliência possa canalizar verbas para a criação de um polo de inovação e tecnologia na antiga fábrica Pardal Monteiro, situada aqui em Pero Pinheiro.
E é também por isto que a CDU defende, por exemplo, a construção do terminal rodo ferroviário da Pedra Furada que representaria sem qualquer dúvida uma grande mais valia em termos económicos, em termos ambientais e em termos de promover uma maior mobilidade de pessoas e de mercadorias.
Mas, a economia da nossa União de Freguesias não se restringe ao sector das rochas ornamentais. Temos, por exemplo, a indústria e o comércio ligados ao bem conhecido leitão de Negrais que devemos promover e a apoiar. Tal como temos um importante sector primário ligado à agricultura que devemos igualmente promover e apoiar, ou o comércio local que deve ser incentivado e promovido.
E porque falei de ambiente e de saúde, tenho que referir a importância e a absoluta necessidade de não permitirmos que se continuem a contaminar os nossos solos usando herbicidas com glifosato ou mesmo quaisquer outros herbicidas nos nossos espaços públicos.
Temos um património ambiental invejável que não podemos perder, e temos, portanto, todas as condições naturais para podermos viver em espaços menos poluídos do que os espaços urbanos, mas para isso não podemos poluir nem os nossos solos nem as nossas águas.
Na verdade, há ainda muito por fazer nas nossas freguesias e a CDU é a força política que melhor pode responder às efectivas necessidades e às expectativas dos nossos fregueses.
Tenho naturalmente que deixar uma palavra especial para os nossos jovens. Os jovens que são hoje dos mais excluídos da nossa sociedade e urge, portanto, dar-lhes oportunidade de viverem dignamente. Os nossos jovens, que não deviam ser sistematicamente obrigados a aceitar empregos precários e mal remunerados.
Os nossos jovens a quem é necessário conceder mais e melhores condições para a prática do desporto, mais e melhores oportunidades para a prática de outras modalidades que não apenas o futebol, através, por exemplo, da promoção e apoio de actividades em espaços públicos, que podem ser realizadas em articulação com as nossas escolas.
O desporto é um importante factor de coesão social e territorial e deveria ser de acesso universal, isto é, todos deveriam de ter oportunidade de o praticar, independentemente da sua condição económica.
​E porque, uma das grandes virtudes para bem fazer é saber ouvir aqueles que sentem na pele os problemas, aqueles que sentem as dificuldades e que sabem muitas das vezes apontar caminhos e também propor soluções, vamos naturalmente ouvir as pessoas, ouvir os nossos fregueses, e certamente que, desta forma, conheceremos melhor tudo o quanto está ainda por fazer.
​Caros companheiros e caros amigos, a CDU é a única alternativa que pode efectivamente assegurar a melhoria da qualidade de vida dos nossos fregueses, mas para isso precisamos de todos, não apenas dos militantes e amigos do PCP e do PEV, mas também de todos os independentes que acreditam no nosso projecto.
E nós contamos com todos para reforçar este nosso projecto que queremos que seja vivo e abrangente.
Nós vamos, com toda a confiança, continuar o nosso trabalho, e os fregueses também já sabem que, se há atributos e qualidades que caracterizam o trabalho dos eleitos da CDU, elas são seguramente, o nosso empenho, a nossa honestidade e a nossa competência.
​Tenho, muito naturalmente que terminar, deixando desde já um forte apelo, a que no próximo dia 26 de setembro, nas eleições para a Assembleia de Freguesia, para a Assembleia Municipal e também para a Câmara Municipal, em primeiro lugar que todos votem, e depois, mas não menos importante é claro, que votem na CDU. “

Rogério Cassona