A Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial da GNR de Sintra, em conjunto com vários parceiros, organizou junto à estação de comboios da CP em Sintra, uma ação de sensibilização sobre a saúde pulmonar, distribuindo junto da população, diversos cinzeiros.

As pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco são equiparadas, a resíduos sólidos urbanos, sendo por isso proibido o seu “descarte em espaço público”.

Recorde-se, o tabaco continua a ser uma das maiores ameaças à saúde pública, constituindo o principal fator de risco evitável de morte prematura e doença.

A importância do diagnóstico precoce em tempo útil é fundamental para travar o cancro do pulmão e outras doenças associadas. Deixar de fumar é uma decisão acertada que não dispensa de ajuda médica.

Sobre a adequada deposição, recolha e tratamento dos resíduos de produtos de tabaco, a Lei aprovada em setembro de 2019, prevê e medidas de sensibilização e de informação da população com vista à redução do impacto destes resíduos no meio ambiente.

Fica também a chamada de atenção, o não cumprimento destas medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco, a lei pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar beatas para a via pública.

O melhor mesmo, é deixar de fumar!

Fotografias: GNR