Israel Luís (CDU) é candidato à Junta de Freguesia de Rio de Mouro

Eleições autárquicas 2021

Israel Luís, candidato da CDU à Junta de Freguesia de Rio de Mouro

Israel Luís é o candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Rio de Mouro. Tem 45 anos, é Bancário de profissão e reside na freguesia de Rio de Mouro, há 11 anos.

“Temos consciência que estamos num momento particularmente difícil da vida da freguesia, do concelho e do país, que requer uma intervenção mais determinada e mobilizadora na resposta prioritária e urgente aos problemas da população, especialmente atingida pela crise sanitária, económica e social que vivemos e a concretização de um projeto para uma freguesia mais próspera no seu desenvolvimento económico e social”, disse o candidato na apresentação da sua candidatura, que decorreu na Praceta Sacadura Cabral, em Rio de Mouro.

Intervenção do candidato,
na apresentação de candidatura:

“Boa tarde Camaradas, amigos e moradores Rio de Mouro.
Estamos aqui reunidos para apresentar a nossa lista de candidatos da CDU à Junta de Freguesia de Rio de Mouro.
Com o aproximar de mais um momento eleitoral para o poder local, a CDU volta, com o trabalho, a honestidade e a competência de sempre, a candidatar-se para os órgãos do poder local da freguesia e do município.
Para os que ainda não me conhecem, sou Israel Luís e tenho 45 anos, sou morador na freguesia de Rio de Mouro há 11 anos, trabalho no Banco Comercial Português há 25 anos, faço parte da célula dos bancários e em 2020 integrei a lista unitária candidata à comissão trabalhadores do BCP.
Agradecemos a presença de todos neste momento de grande importância para a população de Rio de Mouro e, em particular, agradeço aos meus camaradas do PCP e aos companheiros do PEV (Partido Ecologistas Os Verdes) a confiança que em mim depositaram ao indicarem-me como cabeça de lista e candidato à presidência da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.
Temos consciência que estamos num momento particularmente difícil da vida da freguesia, do concelho e do país, que requer uma intervenção mais determinada e mobilizadora na resposta prioritária e urgente aos problemas da população, especialmente atingida pela crise sanitária, económica e social que vivemos e a concretização de um projeto para uma freguesia mais próspera no seu desenvolvimento económico e social.
Como inicialmente referi, sou morador em Rio de Mouro e aqui quero continuar a desenvolver o meu projeto de vida com qualidade.
O trabalho da CDU não teme, como nunca temeu, comparação com o de outras forças políticas presentes nos órgãos autárquicos. Isto porque não só a CDU tem provas dadas de décadas na freguesia, estando os seus candidatos sempre ao serviço da população e do coletivo das massas e não ao serviço dos interesses particulares dos caciques, amigos e família; como também porque a sua energia, trabalho, empenho e mobilização não se esgota com vitórias ou derrotas dos momentos de eleições. A CDU não trabalha para alimentar a agenda pessoal e o carreirismo político dos seus eleitos. Trabalha e sempre trabalhou na freguesia ao serviço do, para e com o povo e as populações para o progresso da freguesia, dos seus lugares e das suas gentes.
Assim é, sempre foi e será, sem que isso contrarie a disponibilidade, por parte da CDU, para viabilizar, aprofundar e desenvolver propostas, de outras forças políticas, desde que sejam favoráveis para as populações, quer da zona urbana, onde nos encontramos, como da zona rural, esta última tantas vezes esquecida por outras forças políticas, por ter um menor número de eleitores e por tal, ummenor peso eleitoral.
Em 2021, voltamos a assumir o nosso compromisso com a população da freguesia para os próximos quatro anos e muito há a fazer.
Porque é notório, o abandono a que a nossa freguesia tem sido votada, quer pela Câmara Municipal, quer pela Junta de Freguesia.
Desta forma, temos:
• Falta de iniciativas culturais e desportivas e dos respetivos equipamentos que retenham os moradores nos seus tempos livres
• Falta de estruturas de apoio aos jovens e idosos;
• Problemas no atendimento nas estruturas locais do serviço nacional de saúde;
• Problemas de circulação de trânsito no interior da freguesia;
• Falta de transportes que liguem as várias zonas da freguesia;
• Problemas na higiene e limpeza urbana;
Assim, os candidatos da CDU comprometem-se a lutar na freguesia, junto da Câmara Municipal e do governo, ao lado daqueles que desesperam por falta de médico de família, assim como aqueles que exigem um hospital público com todas as valências necessárias à assistência da população e com um mínimo de 350 camas;
Defendemos a construção de um novo centro de saúde em Fitares/Rinchoa e a requalificação do centro de saúde Dr. Joaquim Paulino (Rio de Mouro);
A remodelação e expansão do posto de saúde/extensão de Albarraque/Tabaqueira e o aumento dos recursos humanos nos Centros de Saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros de família, necessários para terminar com a situação de utentes sem médico de família.
O território de Rio de Mouro precisa de ser requalificado e mais coeso! A nossa freguesia é extensa e existem áreas distintas na zona rural e zona urbana que precisam de uma melhor ligação entre si.
Ao nível de transportes e mobilidade, defendemos uma maior oferta de transportes públicos que liguem as várias localidades das zonas rural e urbana da freguesia;
Mas também outras medidas, tais como facilitar a mobilidade pedonal na freguesia, promovendo a eliminação de barreiras arquitetónicas;
E lutaremos igualmente pela criação de novos espaços de estacionamento na zona urbana da freguesia e pela reorganização do trânsito nas artérias de maior circulação de forma a promover uma maior fluidez do trânsito.
Mas os diferentes espaços que compõem o território de Rio de Mouro também precisam de maior revitalização socio-urbanística. E, assim, exigiremos:
• a criação e requalificação de espaços verdes;
• a requalificação de pracetas interiores;
• a requalificação e manutenção da rede de parques infantis na freguesia;
• o alargamento da rede de percursos pedonais e cicláveis;
• o bom funcionamento da recolha de lixo e da limpeza e higiene dos espaços públicos
Para os que querem que Rio de Mouro não seja apenas mais uma vila “dormitório”, que as pessoas deixam de manhã regressando ao fim da tarde e noite, após uma longa jornada de trabalho.
Para os que entendem que
• a cultura deve ser de usufruto universal e não estar fechada nas ruas e palácios dos centros turísticos e que, como tal, lamentam a falta enorme de equipamentos e iniciativas culturais, sabem que à total ausência de proposta e investimento de sucessivos executivos municipais, da responsabilidade ora do PSD/CDS ora do PS; a CDU defende uma rede estruturada de equipamentos, da mesma forma que o faz para os equipamentos desportivos.
É preciso devolver a vida cultural, cívica, associativa a Rio de Mouro, através de
• atividades e iniciativas culturais tais como a divulgação de novos talentos;
• dinamização de feiras temáticas;
• promoção de ciclos de Teatro e de Cinema;
• oferta cultural regular acessível para toda a população;
• valorização do património cultural da freguesia, entre o qual a Casa Museu Leal da Câmara, o seu espólio e infraestruturas.
Neste sentido, há que também apostar no apoio à juventude, ao desporto e à ocupação dos tempos livres e associativismo. Como tal, propomos:
● Criar espaços jovens e centros lúdicos;
● Promover condições de apoio ao estudo e outras atividades de cariz juvenil;
● Fomentar programas de ocupação de tempos livres para crianças e jovens;
● Promover o Mês da Juventude, com iniciativas distribuídas pelas diversas localidades da freguesia;
● Realizar atividades desportivas regulares;
● Construção de um polidesportivo coberto na zona sul da freguesia;
● Criação de parques para práticas desportivas nas zonas da freguesia mais carenciadas nestes equipamentos;
● Instituir os jogos de Rio de Mouro, momento de encontro de modalidades, atletas e clubes;
● Apoiar a atividade das associações, coletividades, sociedades recreativas, culturais e desportivas.
A situação de pandemia que se viveu no último ano e meio agravou a situação do pequeno comércio local que tem vindo a encerrar portas. É, portanto, necessário que localmente se apoiem iniciativas para a dinamização comercial.
Apoiaremos iniciativas dos pequenos comerciantes do comércio local e tradicional, promoveremos a dinamização de feiras e mercados temáticos e eventos de animação de rua.
Rio de Mouro com a CDU terá também mais hipóteses de ser um território mais solidário e de apoio aos que mais precisam e se encontram em risco social e de pobreza, nomeadamente, os idosos, as famílias mais pobres, os imigrantes. Desta forma, propomos:
● Dinamizar a Rede Social da Freguesia e respetivas redes de apoio mútuo local;
● Apoiar a abertura de centros de dia e de atividades dedicadas aos idosos;
● Dinamizar o apoio à inclusão e integração de imigrantes e minorias étnicas.
Para aqueles que procuram um poder local verdadeiramente democrático próximo das populações, com uma gestão participada, a CDU propõe:
• Implementar uma cultura de diálogo com a população, dinamizando um fórum anual de freguesia, para uma alargada discussão de temas relevantes para Rio de Mouro, debater os projetos da Junta e prestar contas do trabalho realizado;
● Abrir uma delegação da junta de freguesia na zona rural.
Em conclusão, queremos uma freguesia que defenda a sua saúde como um bem público imprescindível, onde a educação seja acessível a todos, em que a solidariedade responda à emergência social, se garanta às populações o acesso à criação e fruição culturais, que fomente a prática desportiva e a atividade física, que apoie o movimento associativo, que respeite a diversidade social, que valorize e incentive os jovens, que trate condignamente os idosos.
Queremos uma freguesia com o ordenamento do território, com a valorização do património e da paisagem natural, que cuide do ambiente e das necessidades das populações através de uma gestão pública e equilibrada da água e saneamento, da higiene urbana, dos resíduos sólidos e da energia. Que defenda o direito à habitação, organize e promova a mobilidade e os transportes públicos, melhore os eixos viários e as condições de acessibilidade.
Os que defendem estes e tantos outros assuntos essenciais encontram na CDU o espaço político que os ouve e que luta pelos seus interesses.
E tudo isto, camaradas e amigos, não é possível se não se der mais força à CDU. Porque nós somos a força diferente das forças que são todas iguais!
Por isso, dizemos, com toda a convicção de que em toda a parte e, particularmente, aqui em Rio de Mouro, a CDU faz a diferença. Faz a diferença pelo trabalho positivo e eficaz que desenvolve, pelas suas propostas, pela seriedade, isenção e sentido de responsabilidade que os seus eleitos colocam no exercício das suas funções, pela voz que dá nas autarquias aos problemas, aspirações e reclamações das populações”.

Israel Luís

[atualizada]