Inês Fernandes (CDU) assume candidatura à freguesia de Queluz-Belas

Eleições Autárquicas 2021

1
Inês Fernandes, candidata da CDU à freguesia de Queluz-Belas

Inês Fernandes, é candidata da CDU à presidência da Junta de Queluz-Belas. Tem 26 anos, é Jurista de profissão nos SMAS de Sintra e deputada na Assembleia Municipal de Sintra.

Intervenção da candidata
na apresentação da Candidatura

“Caros amigos e camaradas,
Chamo-me Inês Fernandes, tenho 26 anos e é com muito orgulho e alegria que sou a candidata da CDU à Presidência da União das Freguesias de Belas e Queluz.
Sou Jurista e atualmente trabalho nos SMAS de Sintra. Sou militante do PCP, fui Vogal da Assembleia da União das Freguesias de Belas e Queluz e atualmente sou Deputada da CDU na Assembleia Municipal de Sintra.
Limito-me a encabeçar a lista da CDU, mas não estou sozinha. Conto, contamos todos, com outros activistas da CDU com os meus companheiros de luta a Helena Freitas, o Filipe Borregana, o David Trabuco, a Olinda Guerreiro, o Didier Alexandre, o Fernando Feijão, a Marlene Simões, o Carlos Rocha e a Cristiana Pais, entre muitos outros que com o compromisso de trabalhar e melhorar as nossas Freguesias colocam o seu saber, disponibilidade e entrega ao serviço da população através do projecto da CDU que tem por base 3 princípios fundamentais, que muito nos honram: o Trabalho, a Honestidade e a Competência.
São homens e mulheres, alguns independentes, jovens com vontade e criatividade para construir um projeto dinâmico para a nossa União de Freguesias, pessoas com experiência autárquica e reconhecidas pelo trabalho nos executivos das Juntas, nas assembleias de Freguesia, nas Associações e coletividades.
São pessoas destas freguesias que se reconhecem como tal, que conhecem os problemas de Belas e Queluz e que, aqui, se propõem a resolvê-los, e a concretizar um projeto para melhorar as Freguesias de Queluz e Belas. Gente que acredita e sabe que se pode fazer diferente, e que está na vida política, não para se servir, mas para servir as populações.
Os candidatos da CDU são também aqueles que não abandonam a população depois das eleições. Nem mesmo a pandemia nos parou.
Durante anos exigimos, ao lado da população, novos Centros de Saúde para Queluz e Belas e a requalificação da Estrada Nacional 117. A Estrada Nacional foi requalificada, o novo Centro de Saúde de Queluz é uma realidade, e são fruto da luta das populações. Por outro lado, não nos vergamos e não desistimos do Centro de Saúde de Belas, em Belas e com todas as condições necessárias, e de um verdadeiro Hospital de Sintra, no concelho de Sintra, com 300 camas e com todas as valências necessárias.
Foi também através da luta que já por diversas vezes impedimos que os parquímetros se tornassem uma realidade na freguesia de Queluz.
Também não desistimos da reposição das Freguesias de Belas e Queluz, e somos a única força política com posicionamento coerente ao longo de todo o processo e que não abandonou esta luta depois da campanha eleitoral. A CDU mostrou-se sempre frontalmente contra a agregação das freguesias, tendo sempre alertado para as consequências negativas que esta extinção veio provocar na população.
O Associativismo, que é uma grande riqueza social, cultural e desportiva em Belas e Queluz, é um ponto fundamental para as populações. As Associações não são conjuntos de pessoas, mas sim grandes espaços de convívio, debate e dinamização das Freguesias. São estruturas que mostram a identidade de uma população, e por isso o apoio às Associações, que passam cada vez mais por momentos difíceis, situação que piorou consideravelmente com a pandemia, é essencial e urgente.
As nossas Freguesias têm um vasto património cultural que nos últimos anos foi esquecido. Assim, o nosso projeto é também relembrá-lo, e relembrar a falta que fazem para dinamizar as freguesias a nível cultural e económico, pois têm um potencial turístico que não é explorado e que não se resume ao Palácio de Queluz. Falo, por exemplo, da Quinta Nova da Assunção em Belas, do projeto do Pegário no Pego Longo, que precisa de sair do papel, do património pré-histórico de Belas, do património natural da Serra da Carregueira, da Mata da Matinha e da Quinta Nova em Queluz.
Precisamos de um executivo próximo, que ouça as pessoas e que não abandone nenhuma das zonas que fazem parte da União das Freguesias à sua sorte. Que faça exigências sem pudor em nome da sua população, quer junto da Câmara Municipal, quer junto do Governo. Que não esteja submetido aos interesses partidários. Que lute pela defesa dos serviços públicos.
Um voto nesta candidatura, junto com a candidatura aos órgãos municipais, é um voto de descontentamento com a situação atual do país.
É um voto de confiança nesta equipa que tem vindo a demonstrar a sua capacidade de trabalho e competência, sempre com honestidade e coerência.
É um voto naqueles que defendem os interesses da população acima de quaisquer outros.
Aqui afirmamos a nossa convicção: a CDU não é parte do problema. A CDU é a Solução.”

Inês Fernandes