Ao início da tarde de hoje, uma delegação da candidatura da CDU, procedeu formalmente, à entrega das listas de candidatos para as eleições aos órgãos autárquicos do Concelho de Sintra, no Tribunal de Sintra.
Com a entrega em tribunal das suas listas de candidatura à Câmara, Assembleia Municipal e à totalidade das Freguesias do Concelho de Sintra, a CDU apresenta-se como a primeira candidatura formal a todo o universo do Concelho a ser entregue no Tribunal.
A delegação da CDU foi constituída por Lino Paulo (Mandatário da Candidatura), Pedro Ventura (candidato à Presidência da Câmara Municipal de Sintra), Ana Maria Alves (candidata à Presidência da Assembleia Municipal) e por representantes e dirigentes das forças políticas que constituem a Coligação Democrática Unitária.
“Esta candidatura assegura simultaneamente a confirmação e o prosseguimento da experiência e do comprovado percurso de trabalho dos eleitos da CDU, apresentando novos candidatos que correspondem a um processo de renovação e rejuvenescimento, garantia para o futuro da exigência colocada pelos eleitos da CDU no exercício das suas funções políticas enquanto representantes dos munícipes de Sintra e que pautam a sua ação respeitando o lema “Trabalho, Honestidade e Competência” um Futuro de Confiança para Sintra”, pode ler-se na página de facebook da CDU Sintra.
“Com 386 candidatos apresentados, 22% são independentes e 46% são mulheres, estamos perante uma candidatura que assume a sua juventude e renovação o que se traduz no facto de, dos 11 cabeças de lista, 9 serem-no pela primeira vez, confirmando um traço distintivo da CDU de envolvimento de novos ativistas que contribuem ativamente para um espaço de amplo debate e da realização de um diversificado trabalho coletivo”, sublinha a candidatura.
“Ligados à vida e às aspirações populares, e identificados com os principais sectores de atividade e as principais organizações de massas, os candidatos que integram as listas hoje entregues dão expressão ao protesto e à exigência de uma mudança efectiva na vida do Concelho de Sintra, e asseguram uma combativa contribuição para a mobilização e o esclarecimento indispensáveis à afirmação de uma nova política para o Concelho”, pode ler-se.
Lino Paulo é o Mandatário da Candidatura
A CDU apresentou também esta tarde, o seu mandatário concelhio, Lino Paulo, de 73 anos, natural de Sintra, e residente em Massamá.
Dirigente do movimento associativo estudantil e da Comissão Democrática Eleitoral (CDE) de Lisboa. Após o 25 de Abril de 1974 foi Vogal e, depois, vice-Presidente da Comissão Democrática Administrativa da Câmara Municipal de Sintra, na qual, em janeiro do ano seguinte, assumiu o cargo de vice-presidente.
De janeiro de 1977, após as primeiras eleições autárquicas, a dezembro de 2001 foi vereador na Câmara Municipal de Sintra. Quando da assunção de pelouros, foi responsável pela reabilitação de áreas urbanas de génese ilegal, pela reabilitação de centros históricos, pelos programas de habitação social, pela área de atividades económicas, abastecimento público e defesa do consumidor.
Técnico Superior da Administração Local, com formação na área das ciências sociais, assumiu, entre 1977 e 1985, funções de direção técnica na Câmara Municipal do Seixal, nas áreas da habitação e da reabilitação urbana. Foi deputado à Assembleia da República, durante a III Legislatura.
Entre 2002-2003 e 2010-2013 foi eleito na Assembleia Municipal de Sintra e na Assembleia Metropolitana de Lisboa. É membro do coletivo da Revista Poder Local.
É militante do Partido Comunista Português, integrando a Comissão Concelhia de Sintra, a Comissão Nacional de Autarquias, o Gabinete Técnico para Autarquias Locais e o Grupo de Trabalho para as Questões de Habitação, junto do Comité Central.
Em junho de 2002, a Câmara Municipal de Sintra atribuiu-lhe por unanimidade a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.