O município de Sintra vai assinar um protocolo de colaboração com a Associação Salvar Mais Vidas e a Guarda Nacional Republicana, para a cedência de quatro desfibrilhadores para viaturas da GNR.
O protocolo, aprovado em reunião de Câmara de executivo realizado esta quinta-feira, insere-se no Programa Municipal de Desfibrilhação “Sintra Reanima” e visa a cedência de 4 desfibrilhadores pela Associação Salvar Mais Vidas, para 4 viaturas cedidas pelo Município de Sintra ao Comando Territorial de Sintra da GNR.
O presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que “a saúde e a segurança são temas que requerem toda a nossa atenção e o investimento na saúde é para nós uma prioridade desde o primeiro dia”.
O Programa Municipal de Desfibrilhação de Sintra (PMDS) estabelece uma estratégia municipal na área do socorro a vitimas de PCR (paragem cardio-respiratória) com o objetivo de reduzir o número de mortes por PCR, aumentar a cultura de socorro nas situações de PCR e conhecimento sobre a mesma, elevar o número de pessoas com formação em SBV (suporte básico de vida) e DAE (desfibrilhadores automáticos externos), alargar a rede municipal de desfibrilhação automática externa.
De recordar que o Município de Sintra dispõe já de uma rede municipal de desfibrilhação que assenta na instalação de DAE’s (fixos) em locais com grande afluência de pessoas e de alto risco, designadamente, em 23 Equipamentos Municipais, 27 Escolas EB2,3 e secundárias, 6 Complexos Desportivos e 16 Unidades de Saúde.