Antigo quartel dos Bombeiros de São Pedro de Sintra vai ser reabilitado

Sede do Moto Clube de Sintra, nas antigas instalações dos Bombeiros de São Pedro de Sintra | Foto: Moto Clube de Sintra

O antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, vai ser reabilitado. Em reunião de Executivo, a autarquia aprovou a adjudicação da empreitada de recuperação e conservação, do edifício.

Um investimento de 60 mil euros, para um prazo de execução dos trabalhos de quatro meses, que visa travar o estado de degradação no edifício, garantindo as condições de estanquidade da cobertura, terraço e a conservação das paredes exteriores.

“Este investimento tem um significado muito importante para nós, pois será requalificado um edifício emblemático e marcante para a história dos Bombeiros de São Pedro de Sintra, a quem muito devemos e respeitamos”, disse na ocasião, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Segundo informação da autarquia, os trabalhos a realizar passam pela “reparação da cobertura ou remoção e substituição total da mesma: reforço e tratamento de vigas de madeira para aplicação da proteção mecânica do telhado em placas OSB”.

Serão ainda reparados os terraços, “em particular no terraço da torre de escalada, picagem e remoção de todos os elementos degradados detetados, reparação e reconstrução de beirados, pilares e guardas metálicas, impermeabilização e reposição de todo o pavimento dos terraços”.

Por fim terão lugar obras de reparação e pintura de fachadas, nomeadamente, “aplicação de novo reboco, lavagem de todas as cantarias e selagem da caixilharia com cordão de silicone, reparação e pintura das caixilharias.

Recorde-se, o antigo quartel dos Bombeiros de São Pedro de Sintra, alberga atualmente diversas associações do concelho e é a sede do Clube Motard de Sintra.

Fotografia: Moto Clube de Sintra / arquivo