Casa de Teatro de Sintra

Estreou em Paris e chega agora aos palcos portugueses, “Refúgios-Refuges”, um espetáculo bilingue, em francês e português, interpretado pelos atores da Companhia Cá e Lá a partir da obra poética de Filipa Leal e que sobe ao palco no dia 23 de julho, às 21h00, em exclusivo, na Casa de Teatro de Sintra, através do Centro de Difusão Cultural – Chão de Oliva.

O espetáculo chega a Portugal no contexto da 14ª edição do Festival Parfums de Lisbonne – Perfumes de Lisboa, um evento anual e pluridisciplinar – que articula teatro, poesia, dança, música, cinema, leituras públicas e artes plásticas – caraterizado por favorecer o cruzamento de culturas, públicos, idiomas e espaços geográficos.

Encenada por Graça dos Santos, a peça aborda o tema do “refúgio”, um lugar onde se procura segurança para evitar um perigo ameaçador, um lugar que permite encontrar acolhimento e abrigo.

Numa época árdua e desorientada, leva o espetador numa viagem pela procura de um lugar que resguarde do frio, de um espaço que aconchegue, que suscite memórias e desejos.

Ao longo do espetáculo, as personagens esforçam-se para se aninhar em casa ou para sonhar na habitação ideal, exprimindo o que lhes resta de vitalidade, de fé no futuro e explorando o espaço (doméstico e público) como uma odisseia, uma fuga e uma meta feitas de existências suspensas em devires incertos.

Este ano todas as performances e produções do Festival Parfums de Lisbonne – Perfumes de Lisboa tiveram por base a obra poética de Filipa Leal, com tradução de Sónia da Silva para a língua francesa: instalações, sessões de leituras públicas, pequenos formatos, na rua ou noutros espaços.