Depois de várias décadas a reclamar por um novo espaço, os comerciantes do mercado de Santo André, em Almoçageme, irão ver, finalmente, o seu desejo cumprido, com a inauguração do novo mercado a 17 de julho.

Estão praticamente concluídas as obras do novo espaço de funcionamento do Mercado de levante de Santo André, “muito próximo do antigo”, decorrendo ainda pequenos acertos de funcionamento, que passam também pela instalação de WC públicos.

“A recuperação do Mercado de Santo André, era um sonho de 50 anos”, refere Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares, ao CORREIO DE SINTRA, não escondendo a sua satisfação pelas obras realizadas, “depois de inúmeras tentativas ao longo dos anos para encontrar uma solução”, para aquela zona de venda e que abrirá portas nos “próximos dias”.

“O mercado funcionou sempre na iminência de encerrar, porque não reunia as condições para funcionar e era ilegal”, refere o autarca, destacando a parceria entre a Câmara Municipal de Sintra, a Junta de Freguesia de Colares e os Serviços Municipalizados de Sintra (SMAS de Sintra), que permitiu “ultrapassar obstáculos e finalmente criar um novo recinto” para o Mercado de Santo André, com capacidade para albergar cerca de 40 lugares de atividade comercial.

Segundo a autarquia, os trabalhos de construção do novo recinto, passou pela “modelação do terreno, aplicação de piso permeável, instalação de iluminação com tecnologia LED, disponibilização de energia elétrica e de abastecimento de água aos feirantes, delimitação do recinto para controlar os acessos e garantir a segurança do espaço”.
De referir que a recolha de resíduos sólidos urbanos e seletivos passa a ser feita através da contentorização semi-enterrada (moloks). Os novos equipamentos dos SMAS de Sintra, vão aumentar a capacidade de deposição o que se traduz numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, assim como uma redução do impacto urbanístico e de ocupação do espaço público.