Dezasseis dos 18 concelhos da AML sob risco muito elevado de contágio

Volta do Duche, no Centro Histórico de Sintra | arquivo

Dezasseis dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa estão entre os 33 municípios sob risco muito elevado de contágio de covid-19, tal como Porto e Santo Tirso, que passaram a integrar o grupo com medidas mais restritivas.

De acordo com os dados disponibilizados hoje após a reunião semanal do Conselho de Ministros, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sesimbra, Sintra e Vila Franca de Xira estão entre os concelhos de risco de contágio “muito elevado”, enquanto Setúbal e Palmela estão na lista de municípios em “risco elevado”.

Na semana passada, dos 18 concelhos que compõem a AML, 13 (Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sesimbra e Sintra) estavam em risco muito elevado e cinco (Alcochete, Montijo, Setúbal, Palmela e Vila Franca de Xira) em risco elevado.

Quanto à Área Metropolitana do Porto (AMP), composta por 17 concelhos, tinha na semana passada apenas o do Porto na lista de “risco elevado”.

Uma semana depois, o Porto recua no confinamento, passando a estar sob risco “muito elevado” de contágio, assim como Santo Tirso, ambos sujeitos às medidas mais restritivas. Quanto aos restantes concelhos da AMP, três passam a estar sob “risco elevado”: Matosinhos, Trofa e Vila Nova de Gaia.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Sintra Notícias com Lusa
Fotografia: Sintra Notícias