Basílio Horta exigiu esta terça-feira, na cerimonia que marcou o início das obras do novo Centro de Saúde de Belas, que o concelho de Sintra seja reforçado com mais profissionais de saúde e melhorias na organização dos serviços locais de saúde.

Na presença do secretario de Estado da Saúde, Diogo Lopes, o presidente da Câmara lembrou que a autarquia tem “concretizado na área da saúde um dos seus eixos principais de investimento por entender que não há desenvolvimento inclusivo e qualidade de vida, se não estiverem garantidas as condições de acesso aos cuidados de saúde por parte das populações”.

Basílio Horta lembrou que, “apesar do caminho trilhado e da redução do número de pessoas sem médico de família, verificam-se ainda dificuldades de indicação de médicos para muitos sintrenses”. O presidente pediu de forma “veemente” ao Ministério de Saúde que, “dote o concelho de Sintra dos recursos humanos que resolvam este problema.”

Basílio Horta pediu ao secretário de Estado de Saúde para garantir a colocação de mais médicos de família em Sintra

“A Câmara Municipal de Sintra construiu de raiz seis centros de saúde e é difícil de perceber que, a este esforço dos munícipes sintrenses, não ocorra igual esforço por parte do Ministério de Saúde, nomeadamente com a colocação de recursos humanos”, sublinhou Basílio Horta.

O concelho de Sintra, em 2013, tinha 123 mil utentes sem médico de família. Neste momento ainda 78 mil utentes não têm médicos de família. Sintra necessitava em 2013 de cerca de 70 médicos, em 2021 faltam 41 médicos de família para todos os sintrenses terem médico de família.

O secretário de Estado, que discursou antes de Basílio Horta, tinha elogiado o papel da autarquia sintrense na área da saúde. Diogo Lopes classificou como “virtuosa” a “colaboração” entre o Ministério da Saúde e o município de Sintra.

Câmara de Sintra “indignada” com caos no centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins

A última sexta-feira ficou marcada por filas intermináveis de utentes no Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins. Segundo o SINTRA NOTÍCIAS apurou o Centro de Saúde não conseguiu organizar os utentes previstos para terem consulta nesse dia.

A falta de organização teve o efeito: centenas de utentes, em pleno cenário de pandemia e sem capacidade de resposta do Centro de Saúde, acumularam-se junto do centro de saúde.

Perante o “caos” vivido no centro de saúde o presidente da Câmara Municipal falou com as autoridades de saúde para “exigir organização e respeito por todos que vivem e trabalham em Sintra”.

Fonte da autarquia sintrense sublinhou ao SINTRA NOTÍCIAS que a situação que centenas de pessoas viveram “indignou” o presidente da Câmara Municipal de Sintra, considerando que, “ou estamos perante uma capacidade de organização que revela incompetência ou estamos perante algo bastante mais grave”.

Vídeos que circulam nas redes sociais sobre o “caos” vivido na última sexta-feira no Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins

Centro de Saúde de Belas é o sexto equipamento construído nos últimos anos

O novo Centro de Saúde de Belas, obra que terá um custo superior a um milhão de euros com um prazo de execução de 420 dias, é o sexto equipamento de saúde construído pelo município.

A Câmara Municipal de Sintra já investiu nove milhões de euros na construção de cinco novos centros de saúde – em Queluz, Agualva, Sintra, Almargem do Bispo e Algueirão-Mem Martins – o que o presidente do município, Basílio Horta, considera ser “uma verdadeira revolução na prestação de cuidados de saúde no concelho”.

“Este é o sexto centro de saúde que a Câmara Municipal de Sintra vai construir nos últimos anos e que demonstra a prioridade que tem sido dada à saúde no concelho de Sintra. É uma verdadeira revolução na prestação de cuidados de saúde no concelho. São cerca de nove milhões de euros de investimento em novos centros de saúde que abrangem mais de 150 mil pessoas”, afirmou Basílio Horta, em declarações à Lusa.

Por isso, acrescentou, “agora é exigível ao poder central que organize e assegure que estes equipamentos de saúde tenham todas as condições para prestar um serviço de qualidade à população”.

Segundo a autarquia, Rio de Mouro será a próxima freguesia a ter um novo equipamento.

Notícia atualizada às 13h03