Proibida a circulação de e para a Área Metropolitana

O novo mapa de risco mostra dez concelhos, incluindo Lisboa, não avançam no desconfinamento e vinte estão em estado de alerta. Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra são os únicos a recuperar.

A nova medida, anunciada esta terça-feira pelo Governo, proíbe a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), que entra em vigor entre as 15h00 desta sexta-feira até às 06h00 de segunda-feira.

Significa que os cidadãos dos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira estão impedidos de se deslocar durante esse período para outros concelhos fora da AML, o mesmo acontece a quem se encontra noutras regiões do país, que está proibido de viajar até um dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Segundo o governo, o objetivo desta nova medida, é evitar a expansão da situação epidemiológica na zona para outras regiões.

Quatro concelhos recuperaram:
– Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra, em contraciclo com a tendência do país

Vinte concelhos em situação de alerta:
– Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço, Vila Franca de Xira

Dez concelhos em risco:
– Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã, Sintra.
Sesimbra (com regras mais apertadas: a restauração e os estabelecimentos passam a encerrar às 15h30 aos fins de semana)

Os restantes 268 concelhos de Portugal Continental ficam na nova fase do plano de desconfinamento, em vigor desde 10 de junho, com um alívio das medidas para combater a pandemia de covid-19.