O Governo decidiu retomar a proibição de circular de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana. A medida entra em vigor às 15h00 de sexta-feira e vigora até às 06h00 da manhã de segunda-feira.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, diz que a medida tem enquadramento na lei de proteção civil e de saúde pública, estando o país em estado de calamidade.

As restrições na AML “duram até às 6 horas da manhã de segunda-feira”, diz a ministra Vieira da Silva. Além disso, vai haver um “reforço de fiscalização às deslocações e aos eventos que possam ser realizados”, diz a governante.

Uma vez que Lisboa já ultrapassou os 240 casos por 100 mil habitantes (mas apenas uma vez), o Governo irá manter a generalidade das regras aplicadas aos restantes concelhos e só decidirá recuar ou manter o confinamento na próxima semana.

Quanto às férias, a ministra reconhece que as restrições só se aplicam durante o fim-de-semana. “Não é uma cerca sanitária. É uma restrição de fim-de-semana”, diz.

Apesar de deixar claro que existem “exceções”, nomeadamente nas viagens internacionais, a ministra apela a que não se procurem exceções, mas sim “o cumprimento de regras”.

Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra recuperaram e avançam na fase de desconfinamento, anuncia a ministra Mariana Vieira da Silva.

O concelho de Sesimbra está na zona vermelha e não acompanha o desconfinamento, que pela segunda semana consecutiva teve mais de 240 mil casos de Covid por 100 mil habitantes.

Sesimbra fica com regras de maior restrição, nomeadamente o encerramento da restauração e do estabelecimentos às 15h30 durante o fim de semana, adiantou a ministra da Presidência.

Pausa no confinamento

Outros nove concelhos também fazem pausa no desconfinamento, por terem mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Nos concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra “encontram-se na fase em que estávamos antes desta nova fase de desconfinamento”.

“Encerramento dos restaurantes e cafés às 22h30 e a manutenção de restrições no que diz respeito à assistência de atividades desportivas ou maiores restrições no setor dos transportes”, disse Mariana Vieira da Silva.

Além destes casos, há 20 concelhos em alerta na próxima semana: Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

DIRETO:
»» Conferência de imprensa do Conselho de Ministros

Recorde-se, Portugal registou nas últimas 24 horas 1.233 novos casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e mais duas pessoas morreram com covid-19, com mais 13 pessoas internadas, segundo a Direção-Geral da Saúde.

O boletim epidemiológico de hoje regista um total de pessoas 364 internadas, das quais 88 em unidades de cuidados intensivos, onde entraram mais cinco doentes.

É o número mais alto de internamentos com covid-19 desde 26 de abril, quando estavam internadas 365 pessoas.

A maior parte dos novos casos de infeção (804) foi diagnosticada na região de Lisboa e Vale do Tejo.

[em atualização]
Sintra Notícias com Lusa