Praia Grande classificada como praia “Zero Poluição 2021”

A associação ambientalista Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável, classificou a Praia Grande como praia “Zero Poluição 2021” por ter mantido o nível excelente de qualidade da água durante as últimas três épocas balneares.

Praia Grande, no concelho de Sintra

A Praia Grande em Sintra, junta-se assim a outras 52 praias espalhadas por todo o continente e pelos arquipélagos, sendo consideradas as joias da coroa das zonas balneares nacionais, tendo em conta a qualidade da água.

A lista de praias em que, nos últimos três anos consecutivos, não foi detetada qualquer contaminação microbiológica durante as análises efetuadas ao longo da época balnear diminuiu um pouco, mas continua a ter representantes suficientes ao longo da costa portuguesa para que possa encontrar uma praia com água de excelência.

De acordo com a associação Zero, todas as praias distinguidas no ano passado como praias Zero Poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”.

No entanto, se tiverem uma única análise em que foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor limite, deixaram de poder ser incluídas nesta lista, sendo por isso extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de 3 anos nas zonas balneares interiores, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica.

Recorde-se, a Praia Grande é a maior praia do litoral sintrense, numa extensão de areias brancas que fazem as delícias dos veraneantes. As areias douradas, a pureza das águas atlânticas e o recorte da costa, com arribas escarpadas de magnífico recorte, fazem desta praia de Sintra um verdadeiro recanto de prazer, em qualquer época do ano.

Fotografia: Dicas de Lisboa