Esta edição destina-se a 15 organizações sociais da área metropolitana de Lisboa e tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências de gestão na direção e equipas das organizações, potenciando a sua sustentabilidade e impacto.

Podem candidatar-se ao “Programa MILES” organizações com missão social que atuem na área metropolitana de Lisboa – independentemente do seu público-alvo ou dimensão.

A 5.ª edição do programa Miles decorre entre setembro de 2021 e setembro de 2022 e tem um valor mensal de 175 euros e carece de inscrição.. Em edições anteriores participaram organizações como a APAV, a Terra dos Sonhos e a Fundação O Século.

“Programa MILES”

A estrutura do programa contempla três tapas: Diagnóstico e Envolvimento, Intervenção, Avaliação e Partilha. Ao longo de um ano, cada organização terá o acompanhamento individualizado de um Mentor da FMV.

Além deste recurso extra, o programa visa o envolvimento de toda a equipa da organização. Entre outros, serão trabalhados os seguintes temas: Liderança, Missão, Visão e Eixos Estratégicos, Processos, Recursos Humanos, Comunicação Interna e Externa, Angariação de Fundos, Qualidade do Serviço e Impacto.

O Programa MILES é o resultado do trabalho de desenvolvimento de competências de gestão em mais de 315 organizações sociais de todo o país. “A relação de proximidade com estas organizações permitiu a criação de um programa adaptado à realidade das entidades da economia social, mantendo o foco na sustentabilidade e criação de valor”, refere a Fundação, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A introdução de boas práticas de gestão no dia a dia das organizações sociais visa torná-las mais fortes e capazes de enfrentar os desafios de um 2021-2022 tão incerto.

Fundação Manuel Violante

A Fundação Manuel Violante, instituição sem fins lucrativos, foi criada em 2004 para homenagear Manuel Violante, sócio fundador do escritório da McKinsey & Company em Portugal. A missão da Fundação é apoiar e acrescentar valor às organizações do terceiro setor.

A Fundação já capacitou mais de três centenas de organizações sociais, impactando cerca de 40 mil trabalhadores da economia social e mais de 800 mil beneficiários destas instituições.