Guilherme Leite, é candidato à Câmara de Sintra, pelo partido "Nós, Cidadãos"

O anúncio de candidatura foi feito ao principio da tarde “à porta da residência oficial do Sr. Ildefonso, que vive há dois anos na Rua”, no Largo Virgílio Horta, explicou o candidato, em direto, na página de facebook da Saloia TV, junto aos Paços do Concelho de Sintra.

“Deve a Câmara Municipal construir o mini-hospital com apenas 60 camas?”, começou por se questionar Guilherme Leite. “E se Sintra desse à luz um novo Concelho?” e “qual a candidatura que dirá todas as verdades sem estar refém de interesses partidários?”, refere o candidato, explicando que “nós estamos fartos da arrogância [Basílio Horta] sem oposição”, admitindo a exceção para os vereadores Marco Almeida e Andreia Bernardo, “mas que não são candidatos [PSD]. Porque será?”, desabafa.

“Queremos devolver Sintra aos sintrenses a começar pelo topo, que é a Câmara, já que o barão do ‘sintrão’ dos interesses, Basílio Horta [presidente da autarquia], é um forasteiro”, começou por dizer Guilherme Leite, salientando que a sua candidatura só existe porque o sintrense que considera mais qualificado para o cargo [Marco Almeida] não vai concorrer.

Entre outras questões, o candidato Guilherme Leite, apela aos Sintrenses “que nos ajudem a erguer um valente manguito ao sintrão dos interesses e devolver Sintra aos sintrenses”. Pensativo, “podemos não ganhar a Câmara, mas se eleger-mos vereadores, vamos contar o que lá se passa e dizer na cara e sem medo, as verdades”, promete.

Uma última recomendação para que “não se deixem ir em conversa de extrema direita ou de extrema esquerda”, explicando que “nós estamos descontentes com o que se passa. Somos pessoas normais que resolveram pôr-se de pé e à ordem, para servir o concelho” sublinha.

O agora candidato fez várias críticas ao atual presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), entre as quais acerca de uma entrevista ao jornal Correio da Manhã, em 2014 onde revelou ter feito um corte de 1,5 milhões de euros em avenças para transferir para o Fundo de Emergência Social, indicando Guilherme Leite como uma das pessoas avençadas.

“Nunca tive avença daqui, nem de lado nenhum”, frisou Guilherme Leite.

No final, Guilherme Leite anunciou a entrega de um requerimento, junto da Câmara de Sintra, solicitando informação urgente “sobre a totalidade de avenças contratadas pela Câmara desde o início de 2014” e sobre os critérios de atribuição do Fundo de Emergência Social no concelho, dando o exemplo do Sr. Manuel Ildefonso “que há dois anos vive na Rua, à porta de Câmara e sem a mínima ajuda”.

Além de Guilherme Leite, foram já anunciadas as candidaturas à Câmara Municipal de Sintra do deputado e médico infecciologista Ricardo Baptista Leite (PSD), do investigador Bruno Góis (BE), do gestor Paulo Carmona (Iniciativa Liberal), do arquiteto Nuno Afonso (Chega) e do atual vereador Pedro Ventura (CDU).

[atualizada]
Imagem: Frame de vídeo em direto