Cultursintra lança medalha evocativa dos 101 anos de Carvalho Monteiro

Para assinalar e comemorar o 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas a Cultursintra aproveitou a ocasião para lançar uma medalha evocativa dos 101 anos da morte de Carvalho Monteiro (1848-1920).

“Dando continuidade ao empenho pessoal que o Dr. Carvalho Monteiro (1848-1920) colocava nas comemorações do dia 10 de junho, a #cultursintra assinala esta data com o lançamento de uma medalha evocativa dos 101 anos da sua morte”, pode ler-se na sua página de facebook.

Foi na Quinta da Regaleira, onde António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), alcunhado de “Monteiro dos Milhões”, patrocinou a construção de um palacete projetado pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini.

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais icónicos monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.

Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro para fundar o seu lugar de eleição.

Detentor de uma enorme fortuna que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

Consubstanciado na filigrana pedra dos edifícios e na mística e misteriosa traça dos jardins, Carvalho Monteiro traduziu na Quinta da Regaleira, onde predominam os estilos neo-manuelino e renascentista, aquele que foi o maior legado do seu espírito científico, vastíssima cultura e especial sensibilidade.

Bibliófilo notável e coleccionador criterioso, Carvalho Monteiro foi uma figura incontornável da sociedade portuguesa do final do século XIX e início do século XX fruto das sua projecção e ações culturais e filantrópicas.

A Fundação Cultursintra é uma fundação pública de direito privado, tendo por fim a promoção da Cultura no Município de Sintra.