Regresso do Festival de Piano, em Oeiras

Regressa o Festival Internacional de Piano de Oeiras, este ano já na sua IV edição, uma iniciativa da Academia de Flor de Murta e da Câmara Municipal de Oeiras, com direção artística de Teresa da Palma Pereira.

Todos os concertistas têm uma reputação e uma carreira internacional consolidada. O festival arranca com o recital da diretora artística, a portuguesa Teresa da Palma Pereira, a 27 de Junho, e termina a 1 de Agosto com o que é considerado por muitos como um dos actuais maiores pianista mundiais, Nikolai Lugansky.

Pelo meio exibem-se o também russo Grigory Gruzman (4 de Julho), o belga Jan Michiels (11 de Junho), a canadiana Angela Cheng (18 de Junho) e a romeno-francesa Suzana Bartal (25 de Julho).

Todos os concertos contam com a presença do público (entrada gratuita), seguindo as recomendações da Autoridade de Saúde (ver inscrições www.fipoeiras.com), mas haverá transmissão através do facebook da Câmara de Oeiras e do próprio Festival.

No âmbito do Festival será ainda homenageada uma personalidade da Cultura que se tenha distinguido do domínio da Música no País e no Concelho de Oeiras. O nome da personalidade ainda não foi divulgado, mas sucederá aos homenageados dos anos anteriores: Mário de Carvalho, Jorge Moyano e José Atalaya.

O Festival conta ainda com alunos para masterclasses (jovens pianistas) que vêm do estrangeiro e irá distinguir, entre eles, o melhor executante numa obra contemporânea – dos séculos XX ou XXI – sucedendo ao prémio Beethoven, atribuído em 2020.

O Festival Internacional de Piano de Oeiras ajuda assim, agora pelo IV ano consecutivo, a consolidar Oeiras com um concelho de fruição artística, nomeadamente no domínio da chamada Música Clássica.