O imóvel alvo de intervenção insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Mem Martins/Rio de Mouro, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins. É composto por oito frações, seis habitacionais e dois comerciais, e irá receber uma comparticipação de cerca de 3.600 euros para fazer face às obras de conservação das partes comuns do edifício.

“O ReaVIVA é um instrumento fundamental para a revitalização dos meios urbanos e impulsionar a renovação do espaço público, valorizando desta forma o património e consolidar centralidades afirmando a identidade do local”, refere Basílio Horta, presidente da autarquia em nora enviada à imprensa.

Saliente-se que o ReaVIVA é um programa de comparticipação financeira a fundo perdido que se destina à realização de obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos, integrados em ARU, com apoio financeiro até aos 30 mil euros, abrangendo atualmente cerca de 78 mil pessoas.

Revela o mesmo comunicado que a realização de obras de imóveis deverá reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Imagem: Algueirão-Mem Martins / arquivo