O Fundo Ambiental, um programa preparado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Climática, assinou, esta quarta-feira, nove contratos de financiamento para a construção de ciclovias de interligação municipal, entre a Área Metropolitana de Lisboa e entre o Fundão e a Covilhã.

De acordo com o comunicado divulgado, Sintra, Lisboa, Odivelas, Loures, Oeiras, Amadora, Fundão e Covilhã foram os municípios beneficiários deste aviso do Fundo Ambiental, de 2019, que promovia a construção de ciclovias entre aglomerações contíguas.

Será assim apoiada a construção de cerca de 46 quilómetros de vias para bicicletas, que representam um investimento total de cerca de 12 milhões de euros.

O Programa Portugal Ciclável 2030 (PC2030) é constituído por três subprogramas, cada um dos quais respeitante a situações distintas: interconexões entre aglomerações relevantes, articulação entre aglomerações contíguas e ciclovias estruturantes em aglomerações isoladas.

O PC2030 prevê, até 2030, a construção de cerca de mil quilómetros de ciclovias e um financiamento de 300 milhões de euros, que, estima-se, permitirá uma poupança de emissões de dióxido de carbono até 50 mil toneladas.